5 vagas de trabalho para quem adora ler

Atualmente, aqui no Brasil, ler é algo visto como um luxo. Isso porque os livros estão caros devido aos impostos. E a alternativa fica por conta dos livros digitais, chamados de ebooks.

Agora, trazendo isso para o mercado de trabalho, será que dá para ganhar dinheiro lendo?  Verdade é que tem sim algumas profissões que permitem isso. E você confere alguma delas abaixo.

5 vagas de trabalho para quem adora ler

1 – Escritor

Obviamente, quem gosta de ler, possivelmente, também gosta de escrever. Portanto, temos aqui a primeira opção de trabalho para quem adora ler, que é o de escritor.

Atualmente, há várias plataformas que possibilitam o lançamento de livros. Isso envolve todo trabalho, como de revisão e edição, por exemplo.

Para se ter uma ideia, tem como “pedir ajuda” na venda dos seus livros, através de programas de afiliados, por exemplo. Isso pode te tornar um escritor de sucesso.

ANÚNCIO

2 – Revisor

Outro trabalho para quem gosta de ler é o de revisor. Obviamente porque um revisor tem que ler muito, né. Ele, praticamente, lê o dia inteiro. E isso faz todo sentido.

Para quem não sabe, dá para ser um revisor online. Dessa forma, já pensou ganhar a vida lendo e de qualquer lugar do mundo? Para isso, no entanto, geralmente se cobra uma faculdade de letras.

3 – Tradutor

O trabalho do tradutor de livros também é uma boa para quem adora ler. Aí, vai depender muito do tipo de obra que o profissional pegar. No caso, dá para pensar em livros e obras literárias.

Como é de se imaginar, o tradutor precisa saber uma outra língua, além da nativa. Mas, de forma geral, não se exige cursos além disso. E também é um emprego online.

4 – Redator

O escritor é aquele que tem o foco de vender seus próprios livros. Já o redator é focado em textos de redação, que pode ser para a web, por exemplo.

Hoje em dia, dá para pensar em textos para Facebook, para Intagram, para páginas de venda, para descrição de produtos e etc. No caso, além de ler, também é preciso escrever muito.

5 – Jornalista

De um modo geral, o jornalista de qualquer área precisa ler muito. Dessa forma, é uma profissão para quem adora ler. O jornalista pode atuar em várias áreas, inclusive, como redator e revisor.

Atualmente, não se exige um curso para ser jornalista, ainda que isso pode ser feito em várias universidades. Os cursos duram 4 anos e podem ser feitos em lugares públicos e particulares.

Bônus: plataformas para baixar livros grátis

Como falamos muito aqui sobre livros e leitura, vale a pena citar uma matéria que fizemos recentemente. A ideia era citar as 5 melhores plataformas para baixar livros gratuitos.

E uma delas, que citamos, é o Portal Domínio Público. Por ele, dá para acessar diversas obras literárias sem custos porque entram em domínio público. O site é do Governo Federal e está acessível à todo interessado.

Além desse, tem ainda o Amazon, o Projeto Gutemberg e outros 2 que também são gratuitos. Se você adora ler e quer baixar livros de graça, leia a matéria original.

ANÚNCIO