Saiba como buscar emprego na sua cidade

A gente costuma ver no Facebook e no LinkedIn que existem muitas vagas de emprego abertas em todas as regiões do país. Só que parece que essas oportunidades nunca estão perto de nós.

Aí que tem algumas maneiras eficientes de fazer uma pesquisa mais focada nas vagas abertas da sua cidade. A gente listou algumas dessas formas para você fazer as suas próximas buscas. Confira.

Saiba como buscar emprego na sua cidade

PAT 

Geralmente, toda cidade tem um PAT, que é um lugar focado no trabalhador. E aí que esses lugares, que são ligados às prefeituras, oferecem a divulgação de novas vagas no município. 

O PAT também pode oferecer cursos e dar assistências aos trabalhadores ou a quem está em busca de um trabalho novo. Os serviços são gratuitos. 

Se você não sabe por onde começar, o ideal é ligar na prefeitura da sua cidade e perguntar sobre o PAT. Em alguns lugares, dá até para se inscrever online, pela internet.

PROPAGANDA

CIEE

O CIEE é o Centro de Integração entre Escola e Estudante. Assim sendo, é uma empresa privada e não do governo. Ainda assim, costuma ser bastante útil para quem busca emprego na cidade.

De maneira geral, o CIEE é focado em escolas e universidades e acaba oferecendo muitos estágios e programas trainees. Mas, também pode ofertar empregos mais convencionais. 

No CIEE, o cadastro é online e envolve várias questões pessoais e profissionais. Mas, também dá para se inscrever pessoalmente. 

Agências

Por fim, saiba que algumas cidades possuem agências recrutadoras também, que fazem o trabalho de encontrar trabalhadores para algumas empresas. 

Essas agências, no entanto, podem ter alguns custos, que podem ser mensais ou em planos maiores. É preciso ficar de olho na confiabilidade de tais agências. 

De modo mais comum, essas agências não cobram dos interessados e sim das empresas que querem contratar. Mas, o ideal é saber como cada agência funciona antes de enviar o currículo online.

Plataformas

Por último, também vale citar as grandes plataformas online de emprego. Isso porque hoje em dia elas possuem filtros e assim dá para buscar vagas em determinadas cidades. 

Por exemplo, o LinkedIn e o Facebook estão com essa funcionalidade. Por isso, ainda que sejam empresas grandes e gerais, eles podem ser muito úteis na hora de divulgar vagas de trabalho.

Curiosidade: O LinkedIn

Você já parou para pensar como é que faz para buscar vagas de emprego no LinkedIn de um jeito que seja mais assertivo e objetivo? Se você nunca parou para pensar, essa plataforma é bem diferente das demais que foram citadas aqui.

No LinkedIn, antes de tudo, é preciso criar um perfil que seja totalmente profissional. Ele deve ser voltado para o mercado de trabalho. E isso vale tanto para quem busca emprego como para quem não busca, ainda. A ideia é ter um perfil profissional.

Após isso, tem a criação do currículo. E só depois vem a busca por vagas abertas. Agora, se você quer conhecer exatamente o passo a passo para iniciar essa busca, leia um artigo que publicamos nos últimos dias e fala exatamente disso!

PROPAGANDA