Descubra essas 5 plataformas para baixar livros grátis

Tem muita gente que reclama que o conhecimento custa caro, que as faculdades são caras, que os cursos são caros e que os livros são caros. Para provar que basta querer para adquirir conhecimento, mostramos que uma boa dos livros são gratuitos.

E para te ajudar ainda mais com isso, separamos 5 sites que distribuem uma grande quantidade dessas obras sem custo. É só entrar e baixar, simples assim. Confira aí a listagem e deixe no favoritos da sua internet para sempre ler online e de graça, quando quiser.

Descubra essas 5 plataformas para baixar livros grátis

1 – Portal Domínio Público

Esse talvez seja o site mais conhecido para os interessados em baixar livros gratuitamente. O Portal Domínio Público é do Governo Federal e tem um acervo bem extenso de obras que são, obviamente, de “domínio público”.

O que você vai achar por lá são grandes clássicos da literatura nacional, além de músicas e vídeos. Dá para ler, sem pagar nada, Machado de Assis, por exemplo. Portanto, vale a pena ter esse site na sua lista de favoritos.

2 – Amazon

Já pulando do que é mais tradicional para o que é totalmente inovador, temos a Amazon também. A maioria das pessoas sabem, mas nem todas. A Amazon é uma plataforma que possibilita não apenas a leitura, como o lançamento de obras também.

E por lá tem milhares de e-books, que são livros digitais, disponibilizados gratuitamente. É só você baixar no seu computador, notebook, smartphone ou tablet e começar a ler.

O que dá para achar grátis por lá? Obras como de Shakespeare, Maquiavel e Machado de Assis também. E mesmo quando tem as opções pagas, eles são bem mais em conta do que em livrarias. Vale a pena a pesquisa.

3 – Projeto Gutenberg

Voltando um pouco mais para o que é tradicional, temos o Projeto Gutenber, que está há algum tempo no mercado e tem o foco de distribuir gratuitamente os livros digitais.

Por isso, por lá você vai achar mais de 50 mil ebooks grátis, que são obras do Domínio Público, mas que tem o diferencial de estar em vários formatos, para que o download seja mais facilitado. Tem até um top 100 com indicações excelentes.

4 – Open Library

Agora, voltamos para o que é novo, também. O Open Library é chamado de Wikipédia dos livros hoje em dia. E você já deve imaginar o porquê, né. Tem muita coisa boa por lá e, claro, de graça.

O projeto é da Internet Archive e hoje em dia soma mais de 1 milhão de livros em diversos idiomas. Assim, o internauta pode baixar os livros disponíveis no formato que achar mais conveniente. Também dá para ler online.

5 – Livraria do Senado Federal

É, verdade! Pouquíssima gente sabe, mas o Senado Federal tem a sua livraria virtual e gratuita também. E, claro, o que você vai achar por lá são livros sobre história, legislação e meio ambiente. Atualmente, são poucas centenas de livros.

Mas, o lado bom é que dá para baixar de graça antes de optar por comprar a versão física.