Há muito tempo uma ideia de sonho realizado era o de passar em um concurso público. E existiam dois grandes motivos para isso. Um sobre a segurança do trabalho e outro sobre as remunerações.
Só que isso tem mudado muito nos últimos dias e anos. A segurança ainda se manteve e as remunerações ainda são consideradas boas. Porém, tem algo bem diferente que mudou o cenário, como um todo.

E isso tem a ver com a chance de empreender. O empreendedor pode pensar grande agora. Através do seu esforço, ele pode ganhar muito dinheiro, sem ficar a mercê de um salário fixo mensal, que pouco muda durante os anos de trabalho.
O que é empreender
Até mesmo a ideia de empreender mudou. Atualmente, empreender está além de precisar de investimentos altos, grandes estruturas e aquela inovação para ter um tipo de negócio diferenciado.
Assim sendo, dá para empreender sem ter isso tudo. Um Mei (Microempreendedor Individual) pode ter um negócio lucrativo, por exemplo. E ir ganhando mais dinheiro ao ponto em que aumenta o porte da empresa.
Dessa forma, dá para ver pessoas que trabalham na internet, ou melhor, empreendem na internet e tem pouco investimento. Sendo um notebook, internet e muita criatividade.
Por isso, a ideia de empreender mudou. Dá para ter ideias simples e pouco dinheiro e mesmo assim ser um empreendedor de sucesso. Mas, e os concursos públicos?
Os concursos públicos atuais
Como sempre foram, os concursos públicos atuais continuam sendo bastante concorridos em todas as áreas. O número de interessados é bem grande perto do número de vagas que são abertas.
E isso porque eles continuam sendo atrativos do ponto de vista financeiro e da segurança. Afinal, quem não quer ter a certeza de que vai ter na conta R$ 5 ou R$ 10 mil todos os meses? Essa é uma escolha inteligente onde se tem um país com tanta desigualdade social.
Mas, algo não faz sentido aqui. Se os concursos ainda são interessantes, por que o empreendedorismo é uma forma nova e mais bem vista de buscar a riqueza através do trabalho?
As vantagens de empreender
Para responder essa pergunta, a gente tem que citar as vantagens de se tornar um empreendedor, ainda mais comparando com o trabalho dos concursados.
Por exemplo, para passar no concurso vai ser preciso de muito tempo de estudo, dedicação e investimentos. E ainda vai ser preciso passar em processos seletivos bem racionais.
No empreendedorismo, a criatividade e outros pontos também são importantes. O que permite mais flexibilidade e chances de negócios darem certo. Assim, o estudo vai ser importante, mas o processo de seleção é diferente.
Qual é o seu Tipo?
Mas, o importante é ver que não existe certo ou errado nisso. Você pode ser feliz e ser rico sendo um concursado público ou sendo um empreendedor. Afinal de contas, cada pessoa se adapta a um tipo de trabalho.
E você já parou para pensar nisso? Será que você nasceu para ser um concursado ou tem ideias incríveis para empreender?