Como encontrar vaga de trabalho voluntário fora do Brasil?

Hoje em dia muitas pessoas têm interesse em realizar um trabalho voluntário, mas nem sempre sabem por onde começar. O voluntariado, além de possibilitar ajudar quem precisa, também proporciona oportunidades de viagens pelo exterior com uma ajuda de custos.

Existem muitas fundações que oferecem esse tipo de serviço, contudo o candidato deve sempre ficar atendo a golpes, que infelizmente podem acontecer. Mas não é motivo para desanimar, basta procurar com cuidado porque essa vaga de emprego existe.

Como encontrar vaga de trabalho voluntário fora do Brasil?

O serviço voluntário é algo tão bem visto que muitas empresas dão importância a esse tipo de experiência no currículo. Interessado? Leia e entenda um pouco mais sobre.

Requisitos para ser voluntário

Antes de fazer trabalho voluntário no exterior é necessário saber que o serviço não é remunerado, contudo nada irá te satisfazer tanto como ajudar em uma causa social/ambiental, além de te trazer muitas experiências incríveis.

Algumas instituições oferecem a hospedagem e alimentação, mas os gastos com o passaporte, vistos, passagens e seguro viagem, ficam por conta do viajante. Logo é necessário se preparar para essas despesas.

ANÚNCIO

Tipos de trabalhos voluntários

Há diferentes tipos de serviços voluntariados e o candidato poderá escolher qual deles tem mais haver com ele.

Dentre eles estão o de cuidar de animais, que é para aqueles que amam animais e cogitam ajuda-los. Tem também o de ensinar idiomas para quem possui a vontade de compartilhar o seu conhecimento e empoderamento feminino, que foca em auxiliar mulheres a se tornarem independentes.

Dá para contribuir com o meio ambiente e aprender formas de sustentabilidade; trabalhar com comunicação digital e ensinar tais habilidades para quem precisa; amparar pessoas doentes, sendo que essa opção é para profissionais da saúde que desejam ajudar quem mais necessita.

Por fim, ainda podemos considerar ajudar portadores de deficiência; ensinar música para quem tem tais habilidades e está disposto a ensinar;  ensinar esportes e levar uma alternativa para crianças e adolescentes; além de promover oficinas artísticas!

Todas essas oportunidades de trabalho são para pessoas que estejam dispostas a viajar e causar um impacto positivo por onde passam, sem esperar nem um tipo de remuneração por isso.

Como se candidatar

Como já dito, é necessário atenção ao procurar uma entidade que realize esse tipo de trabalho, procurando depoimentos e avaliações de quem já trabalhou com a ONG.

Ainda com dúvida? Então veja algumas das instituições mais conhecidas no meio do voluntariado: WordPackers, WWOOF, CI, Exchange do bem, Help Exchange, United Nations Volunteers, Sudan Volunteer Programme e Naturally Africa Volunteers.

Cada uma possui métodos diferentes de inscrição, além de variadas oportunidades de voluntariado. Cabe ao candidato buscar informações e pesquisar bem sobre as vagas e o país de destino, para que não tenha arrependimentos sobre a sua escolha.

Lembrando que é sempre bom esperar que a ONG confirme se está tudo certo, antes de comprar a passagem, para que não haja transtornos.

ANÚNCIO