Concurso Público do Banco Central: salários iniciais de R$ 19 mil

O Banco Central (BC) é um dos órgãos financeiros mais importantes do Brasil, sendo controlador de boa parte do dinheiro que é movimentado aqui. Só que não realiza concursos públicos há bastante tempo [mais de 5 anos].

Por isso, os especialistas no assunto esperam que este ano ou, no mais tarde, no próximo deva acontecer um novo concurso público do BC para vários cargos, especialmente: Analista do Banco Central, Procurador e Técnico Bancário.

Concurso Público do Banco Central

Os salários também são altos conforme a expectativa do mercado, sendo que o de Analista fica em 17 mil reais e o de Procurador sobe para 19 mil reais – já o de técnica é de 7 mil reais.

Inscrições para o concurso do BC

As inscrições ainda não foram divulgadas e não se sabe ao certo quem será a banca organizadora, considerando que o último concurso aconteceu há bastante tempo.

PROPAGANDA

O que se sabe é que as provas devem acontecer sim, conforme publicado na imprensa.

“A partir de fevereiro de 2018, cerca de 50% dos servidores estarão aptos a se aposentar. O BC pode ter por lei mais de 800 concursados para o cargo de técnico. O BC corre risco de colapso pela falta de pessoal”, avaliou Marcos Piffer, do sindicado dos funcionários.

Isso prova a necessidade de um novo concurso e, inclusive, já foi considerado um protocolo com pedido para 990 vagas, sendo 150 para técnicos (que é de nível médio) e 800 para analistas (nível superior), além de 40 procuradores.

O protocolo precisa ser aprovado para que o edital seja aberto.

Como estudar para o concurso do BC

Quem está confiante que o BC vai abrir concurso neste ano já deve começar os estudos para não deixar tudo para a última hora.

Uma boa dica é entrar no site oficial do banco e ir à opção “concursos públicos”. Lá estão vários editais, provas e informações sobre os concursos que já aconteceram, como de 2013, 2009, 2005 e 2002.

Com informações do Banco Central

PROPAGANDA