Concurso Público da Polícia Federal: salários de R$ 20 mil

PROPAGANDA

A Polícia Federal surgiu em 1808 e hoje é um dos órgãos de segurança nacionais mais respeitados no Brasil. De tempos em tempos, realiza-se o concurso público para preenchimento de vagas como perito, delegado, escrivão e outras.

A concorrência dessas funções é grande devido à estabilidade profissional e financeira que o cargo público pode trazer, sendo que no último concurso público realizado, esses valores ultrapassaram os 20 mil reais.

Concurso Público da Polícia Federal

Só que, por outro lado, esse também é um dos concursos públicos mais difíceis do país, considerando que há a prova teórica [feita com provas técnicas] e também a prática [com exames e testes de força].

Sendo que segue a seguinte padronização:

PROPAGANDA
  • Exame de habilidades e conhecimentos com a prova objetiva [classificatória],
  • Exame de habilidades com a prova discursiva [classificatória],
  • Exame de aptidão física [eliminatório],
  • Exame médico [eliminatório].

Depois disso, ainda há o Curso de Formação Profissional, que também tem caráter eliminatório e que fica por conta da Academia Nacional de Polícia – que deve ser feita no Distrito Federal.

Inscrição para o concurso da Polícia Federal

Se inscrever para o concurso da polícia também exige cuidado. O site onde as inscrições devem ser feita é um só: da CESPE, que é a organizadora das provas e faz parte da Universidade de Brasília (UnB).

Conforme o cargo, os valores custam entre 80 e 140 reais, sendo que para algumas funções é necessário ter a comprovação do ensino superior.

Depois da inscrição, todas as informações também podem ser vistas nesse site, tais como o edital, a data da prova, local, horário e até mesmo o resultado do concurso da Polícia Federal.

A lista de aprovados demora a ser divulgada – em torno de 2 meses. Mas, antes disso, o candidato pode descobrir qual foi a sua nota, já que o órgão divulga a lista de respostas.

O fato é que ainda não há uma divulgação oficial do número de vagas, mas com a defasagem de profissionais, acredita-se que o novo concurso acontecerá este ano.

Com informações da Cespe

PROPAGANDA