Concurso AGU – confira dicas importantes e saiba onde é feito o cadastro!

A Advocacia Geral da União (AGU) é um lugar onde muita gente quer estar. Isso porque ela é a instituição responsável pelos controles jurídicos da União e de toda a República Federativa do Brasil. Os altos salários e a garantia financeira acabam pesando também para quem concorre a esses cargos.

Conheça um pouco mais sobre os concursos públicos da AGU, lembrando que essa é a forma mais direta de trabalhar nessa instituição, tão importante para todo o país.

Concurso AGU – confira dicas importantes e saiba onde é feito o cadastro!

O último concurso da AGU

O último concurso público lançado pela AGU aconteceu em 2018, sendo que as provas foram realizadas em 9 de dezembro do último ano. Assim, o período de inscrição terminou 1 mês antes e o interesse da população foi grande, especialmente devido ao salário de mais de R$ 6,2 mil mensais.

Para os próximos anos, ainda não se sabe exatamente como vão estar os concursos da AGU e como vão acontecer e nem mesmo para quais cargos. Mas, geralmente, eles são para nível superior em várias especialidades, inclusive, direito.

PROPAGANDA

Por isso, o melhor jeito de saber como funciona a prova da AGU é saber como foi a anterior. Para se ter uma ideia, em 2018, foram ofertadas 100 vagas para os cargos de administrador, analista técnico administrativo, arquivista, bibliotecário, contador, técnico de comunicação social, entre outros.

Os candidatos concorrem as vagas em 2 provas: as objetivas e as discursivas, através de uma redação.

As provas da AGU

Assim como a sua concorrência, que é considerada uma das mais ferrenhas do país, as provas do concurso AGU também tem seus pontos de dificuldade. Na parte objetiva, que é responsável por guiar os candidatos, vence aquele que tiver melhor preparado e acertar o maior número de questões.

E para isso não há segredos: o estudo e o conhecimento são essenciais. Depois, vem a parte psicológica, física e mental, sendo que o candidato mais bem preparado nem sempre vai ser aquele que sabe mais e sim aquele que tem melhor comportamento, paciência e sapiência.

Então, qual é a dica para quem vai se inscrever no concurso futuro da AGU? Estudar desde já e praticar a arte de ter paciência, calma, sabedoria e não ficar nervoso – para evitar o tal do branco. E quanto aos assuntos, pode fazer a sua lista do que deve ser estudado:

Noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, noções de direito penal, administração pública, noções de gestão de pessoas, administração financeira e orçamentária, ética e conduta pública, legislação relativa, inclusão e raciocínio lógico, além dos já conhecidos português e exatas.

Os editais da AGU

Os editais são lançados sempre pelas bancas que fazem a gestão do concurso. No caso da AGU e no último concurso, que aconteceu em 2018 e ainda está em andamento em 2019, a banca foi a Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional).

Portanto, é no site da Idecan que você pode encontrar todas as informações desse concurso que passou e até mesmo dos novos concursos que estão por vir. Além do processo seletivo da AGU, a banca também organiza outros, como do Instituto Federal do Amazonas, que está com inscrições abertas. Saiba mais.

PROPAGANDA