Como se inscrever no concurso do Inmetro?

Cerca de 12 milhões de pessoas se inscrevem em concursos públicos todos os anos, visando os salários e a estabilidade que muitas empresas privadas não oferecem.

Porém, um servidor público não possui somente esses benefícios, a carga horária costuma ser menor e o horário mais flexível dos que as vagas de empregos dos trabalhos tradicionais nas empresas privadas.

Como se inscrever no concurso do Inmetro?

Além disso, tem a aposentadoria, que é recebida dos valores pagos como remuneração mensal.

Agora, conseguir entrar em uma dessas instituições é preciso que o candidato estude e se prepara pra as provas do processo seletivo.

Além do fato de existirem muitas opções de companhias, onde fica a dúvida, em qual se candidatar? A Inmetro pode ser uma boa opção, leia e saiba um pouco mais sobre a empresa, os benefícios e remuneração, além de saber como se inscrever para o concurso.

ANÚNCIO

Sobre a Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia é uma autarquia federal brasileira, fundada em 1973, no Rio de Janeiro.

 Foi vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, para substituir o então Instituto Nacional de Pesos e Medidas e ampliar significativamente o seu raio de atuação a serviço da sociedade brasileira.

Com o objetivo de fortalecer as companhias nacionais, ao aumentar sua produtividade ao adotar mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços, bem como através do apoio ao desenvolvimento de inovações tecnológicas.

Avaliações e benefícios

É interessante realizar uma busca prévia sobre a empresa que pretende trabalhar, assim poderá analisar as opiniões de funcionários sobre a mesma

Pela plataforma Love Mondays, que recolhe as avaliações das companhias, é possível ter acesso a tais, e segundo o site, a Inmetro possui uma satisfação geral de 4,25 de 5 pelos colaboradores.

Além dos comentários positivos em relação ao suporte para desenvolvimento de pesquisas, preocupação com os funcionários, ótima diretoria, ambiente de trabalho agradável, oportunidades de trabalhar com novas tecnologias, e muitos outros pontos.

Os auxílios dados pela empresa podem variar conforme o cargo e área de cada trabalhador, porém costumam ser: vale transporte, auxilio refeição, plano de saúde e seguro de vida.

Cargos e remuneração

O salários de seus funcionários costumam ser bons, com uma satisfação de 3,5 de 5, podendo ir de R$ 4 mil e chegar até R$ 17 mil, conforme a função do colaborador.

As vagas disponibilizadas poderão variar conforme a demanda de cada região.

Para o concurso deste ano foram solicitadas oportunidades para os cargos de Assistente em Metrologia e Qualidade, Técnico em Metrologia e Qualidade, Especialista em Metrologia e Qualidade, Pesquisador Tecnologista em Metrologia e Qualidade e Analista em Metrologia e Qualidade.

Os requisitos de nível médio ou curso técnico são para os cargos de Assistente e Técnico enquanto os Analista e Pesquisador precisam ter nível superior. Já para Especialista será necessário ainda, doutorado de no mínimo 10 anos.

Como se inscrever para o concurso?

Como é uma instituição pública, é necessário que os candidatos prestem concursos para ingressarem na empresa.

E como funciona esse processo seletivo? Todos os candidatos são avaliados por meio de provas objetivas, teste dissertativo e curso de formação, conforme o cargo.

A prova conta com 60 questões distribuídas entre conhecimentos básicos e específicos.

O último edital foi aberto em 2014, porém a Inmetro solicitou a abertura de um novo concurso para este ano, com 435 vagas em diversos cargos.

Ainda estão esperando que a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia dê a autorização para poderem abrir o edital.

Logo, o candidato deve esperar que o concurso seja autorizado e assim que o edital for divulgado, por meio do link, poderão se inscrever.

No próprio edital estará a explicação sobre como se inscrever, as vagas disponíveis e os pré-requisitos de cada cargo.

ANÚNCIO