Saiba mais sobre as vagas de Estágio no Ministério do Meio Ambiente

Você já ouviu falar sobre as vagas de estágio no Ministério do Meio Ambiente? Todo aluno e estudante da área do meio ambiente leva em conta essa opção na hora de conciliar os estudos com o mercado de trabalho – e aumentar a renda!

No entanto, nem sempre encontram formas de enviar o currículo presencialmente e nem mesmo de cadastrar o currículo no site. Descubra como é feito o processo de seleção para trabalhar no Meio Ambiente como estagiário e saiba onde encontrar as vagas do setor.

Saiba mais sobre as vagas de Estágio no Ministério do Meio Ambiente

Considerando que como estagiário do Meio Ambiente, o estudante pode ser de cursos como engenharia agronômica, ambiental, florestal, além dos cursos técnicos dessa área. E áreas adjacentes, como água, solo e ar também entram nessa lista de interesse.

O que um estagiário faz e o que ele ganha?

O estagiário é aquele colaborador de uma empresa que está se formando em alguma área de atuação e através do estágio consegue aprender mais sobre o tema. É a chance que ele tem de colocar na prática o que está aprendendo dentro da sala de aula.

ANÚNCIO

Assim, ele pode fazer várias funções em uma empresa, assim como em um Ministério. Pode ser o responsável por lidar com o público assim como pode ser também responsável por arquivos, ligações, documentos, apresentações, revisões, etc.

O mais importante é que o estagiário consiga aprender na prática o que aquela função determina e colocar na prática também o que aprendeu. Assim, geralmente, os estagiários passam por várias seções de uma empresa para conhecer todas e ter a chance de se identificar com uma delas.

Os programas de estágio são criados em parcerias com as universidades. E estão de acordo com as leis trabalhistas, sendo que os contratados recebem uma bolsa auxílio que varia conforme a função e os vales (alimentação e transporte).

Sobre trabalhar no Ministério do Meio Ambiente

Trabalhar no Ministério do Meio Ambiente tem sim os seus benefícios, como o vale alimentação, o vale transporte (que pode ser fretado), o vale refeição e o plano de saúde, além daqueles garantidos por lei, como 13º salário e as férias.

Isso sem contar que o trabalhador encontra ali um bom ambiente de trabalho, onde lida com pessoas capacitadas e sempre com temas voltados para a temática do meio ambiente. Para o estudante, essa pode ser uma ótima oportunidade de aprender mais.

No entanto, os programas de estágios no Ministério do Meio Ambiente não são oferecidos ao público de forma muito clara. Sendo que as melhores opções para quem busca vagas de estágio nessa área estão em secretarias e também em empresas do setor.

Dessa forma, trouxemos algumas opções de trabalho no tipo de estágio, que é uma entrada importante no mercado de trabalho para muitos jovens que querem conciliar o estudo com o trabalho e, assim, aumentar a renda pessoal e da família.

Os estagiários de meio ambiente

O site Vagas.com é especializado em vagas de emprego de todo o país. Assim, fez um levantamento sobre a composição de gênero e as vagas de trabalho desse setor com base em indicações e pesquisas.

Assim, o setor de estágio no meio ambiente é composto por 70% de mulheres, sendo que entram nesse assunto temas como licenciamento ambiental, gestão ambiental, educação ambiental, sistema de gestão ambiental, tratamento de efluentes, entre outros.

E o curso mais frequente para quem busca um estágio na área do meio ambiente é o de engenharia ambiental. Já quanto aso salário de um estagiário no meio ambiente, eles são variáveis, sendo de até R$ 1,6 mil e partindo de R$ 1 com base nessa pesquisa.

Mas, claro que a variação dos benefícios e do salário é muito grande, dependendo da região da atuação, do local de trabalho, das horas trabalhadas, do perfil, dos programas de estágio e de muitas outras coisas que podem se somar nessa conta.

Vagas de estágio na área de Meio Ambiente

Se por um lado é bastante confuso e complicado encontrar as vagas abertas para os programas de estágio do Ministério do Meio Ambiente, de outro, o interessado pode fazer a busca pelo site do vagas.com, onde há diversas opções em todo o país.

Tem vagas para estagiários na Votorantim Cimentos, Lafarge Holcim, quantiQ, Ipiranga, Sae Digital, entre outras empresas de renome. Quanto as regiões, elas também são em todo canto do país.

E para cadastrar o currículo no vagas.com, o candidato deve fazer o preenchimento de dados pessoais e profissionais para criar o login e senha, sendo que o acesso é gratuito. Depois, ele pode anexar o seu currículo para participar do processo seletivo.

É importante notar que essa plataforma é nacional e as vagas são distribuídas para todos os estados. Então, para não enviar o currículo de forma errada e precipitada, o ideal é ler atentamente a descrição da vaga.

Estágio na Embrapa

A Embrapa é uma das maiores empresas de todo setor do agronegócio e do meio ambiente. Ela também oferece um programa de estágio chamado de “Programa de Estágio de Complementação Educacional”.

E isso gera oportunidades para os alunos do ensino médio, além daqueles da graduação e da pós-graduação. Para se inscrever nessas vagas, o interessado deve ir até uma das unidades administrativas da Embrapa, sendo que há uma em cada estado do Brasil.

Hoje em dia muita gente quer trabalhar na Embrapa porque é uma das empresas que mais investem em tecnologia e em aprendizado, sendo que tem cursos o ano todo para vários setores, ao passo que o estagiário não apenas participar como ajuda a fazer o evento.

ANÚNCIO