Onde encontrar as vagas de Estágio no Ministério das Comunicações

O Ministério das Comunicações é um departamento do governo federal responsável por toda a área de comunicações no país, desde o telefone até mesmo a internet. Por isso, o Ministério tem diversas vagas para estagiários, que podem atuar nas mais diversas funções.

O estagiário contratado pelo Ministério pode atuar, por exemplo, na comunicação com o público ou com outros órgãos. Assim como pode atuar também na área de recursos humano, inteligência, desenvolvimento e até mesmo nas áreas mais específicas, que são técnicas.

Onde encontrar as vagas de Estágio no Ministério das Comunicações

Dessa forma, para encontrar a vaga de estágio que tem a ver com a sua formação, você deve saber que o Ministério pode contratar estagiários de vários cursos. Descubra onde encontrar as vagas de estágios e como saber se elas têm a ver com o seu estudo.

Benefícios de estagiar no Ministério das Comunicações

O estágio é uma oportunidade de conhecer o mercado de trabalho. Quando isso acontece em um departamento público, o selecionado tem a chance de lidar com temas importantes, como as finanças públicas e os chamados públicos.

ANÚNCIO

Mas, além da experiência que se adquire para o mercado, o estagiário ainda pode preencher o currículo com um diferencial, já que no Ministério das Comunicações ele lida com diversos assuntos tecnológicos que pode ser o diferencial no mercado de trabalho.

Por outro lado, ele ainda terá os benefícios previstos em lei, como todo estagiário tem. Uma das vantagens é o bolsa auxílio, que é um valor pago mensalmente ao estagiário pelas horas prestadas de serviços às várias unidades do Ministério.

O valor vem agregado a um vale transporte, que normalmente fica em R$ 6 diários para cada dia de trabalho. O valor pode ser pago junto com o benefício e o estudante trabalhador escolhe qual é a melhor forma de se locomover até o local de trabalho.

Experiência para concursos públicos

Outro benefício direto que o estagiário do Ministério das Comunicações tem é o fato de conhecer um departamento público por dentro e assim adquirir experiência para que no futuro possa ter a chance de prestar um concurso público com louvor.

O concurso público é visto hoje como principal forma de ingressar no mercado de trabalho e ter um emprego estável, considerando os benefícios pagos e também a estabilidade financeira através do salário e dos vales.

Isso porque na prova do concurso público caem temas ligados diretamente à área de atuação e ao Ministério das Comunicações. E o máximo que o estagiário puder aprender, melhor para ele quando for prestar a prova. Afinal, esse conhecimento específico é importantíssimo.

Agora, considere que mesmo que não queira prestar o concurso público para vagas no Ministério das Comunicações, a experiência como estagiário será sumamente importante para o seu currículo e para o seu aprendizado enquanto aprendiz.

Quanto ganha um estagiário no Ministério

Um estagiário do Ministério das Comunicações tem um salário médio de R$ 600, conforme  o site especializado no assunto Love Mondays e também conforme a média paga por todos os ministérios do governo federal.

Além do salário, o site cita também a opinião de quem trabalhou no Ministério. Assim, um ex estagiário comentou que o lugar é ótimo para trabalhar porque o estagiário está em constante aprendizado em um ambiente saudável e equilibrado.

Também é opinião dele, o fato de que tem grande liberdade para desenvolver o trabalho com qualidade, além do fato de estar em contato direto com as novas tecnologias e soluções em grande escala.

No entanto, apesar das vantagens de fazer estágio no Ministério das Comunicações, o ex estagiário contou que o salário é baixo, considerando que existe muita burocracia para conseguir a vaga. “Alguns departamentos funcionam isolados”.

Encontrar as vagas de trabalho no Ministério

As vagas de emprego abertas no Ministério das Comunicações são abertas conforme concurso público, considerando o fato de que é preciso passar nas provas para ser contratado. Outro detalhe é que todas as etapas são seletivas e classificatórias.

Agora, no caso de ingressar no Ministério como estagiário, o processo também é classificatório, porém, sem a necessidade de um concurso público. O que o Ministério faz é contratar uma empresa prestadora de serviços para selecionar os candidatos.

Essa seleção acontece por meio de um recrutamento que se inicia com o cadastro de currículos e posterior a isso acontecem também as entrevistas e análises das informações apresentadas, como nível de escolaridade, etc.

Assim sendo, para trabalhar como estagiário no Ministério é preciso ficar atento à esses processo que podem acontecer anualmente ou semestralmente ou dependendo da demanda de funcionários do Ministério.

Onde se candidatar às vagas de estágio

Por se tratar de um departamento público, o Ministério das Comunicações pode escolher diversas empresas para prestar o serviço de análise de currículos e contratação de estagiários. Isso quer dizer que várias empresas podem ser a responsáveis.

Portanto, o ideal é que o interessado na vaga de estágio fique atento aos meios de comunicações que divulga as vagas, como os telejornais, o jornal impresso e, especialmente, os sites especializados nas vagas de emprego no Brasil todo.

Também é ideal que se fique atento ao LinkedIn, na página do Ministério, já que as vagas abertas, seja em concursos públicos ou para estágios, também podem ser divulgadas gratuitamente por lá.

Após conhecer a abertura das vagas é que o candidato deve enviar o currículo para participar do processo seletivo. Lembrando que os endereços para esse cadastramento é informado no anúncio das vagas.

ANÚNCIO