Oportunidade de emprego para personal trainer recém formado

Há quem diga que a profissão de personal trainer está entre as profissões mais importantes do futuro justamente por lidar com questões da alimentação e da prática de atividades físicas. Para quem é formado e quer atuar no mercado, o segredo é saber como encontrar as oportunidades!

Atualmente, existe uma variedade muito grande opções de trabalho para um personal trainer. Uma das mais conhecidas é através dos treinadores e professores de academia. Mas, há também oportunidades para quem quer ganhar dinheiro com o próprio negócio.

Oportunidade de emprego para personal trainer recém formado

Saiba mais sobre essa profissão e descubra qual é o melhor jeito de trabalhar seguindo as suas características pessoais e levando em conta também que a pessoa formada em educação física pode atuar em escolas, empresas e até mesmo em clubes esportivos.

Quem é o personal trainer

O personal trainer é aquela pessoa que trabalha diretamente com um atendimento especializado e personalizado. Assim, ele é como um professor particular, que é totalmente focado em atividades físicas para vários fins: emagrecimento, fortalecimento, competições.

ANÚNCIO

Para as pessoas que tem um personal trainer, a grande vantagem é ter um profissional individual que vai poder atuar de acordo com as necessidades e o perfil daquele interessado. O foco não apenas a saúde física, mas também pode ser a mental – já que o trabalho é em conjunto.

De modo geral, o personal trainer é alguém responsável pelo treinamento de uma pessoa, preparação física, avaliação física, orientação de atividades, entre outras naturezas. Por isso, as variações vão desde a perda de peso até o tratamento de doenças como tendinites.

Outro exemplo bem legal da atuação do personal trainer é para com os concurseiros, que são pessoas que vão prestar concurso público para vagas que exigem o condicionamento físico como requisito para contratação.

O que é preciso para ser um personal trainer

Hoje em dia, depois de algumas mudanças e normais, o personal trainer precisa ser licenciado pelo Conselho Regional de Educação Física. Isso porque o conselho entende que ele deve ter capacitação para atender individualmente as pessoas.

Uma dica importante é que mesmo os fisioterapeutas que atuam como personal trainer devem ter a licença, sendo que podem atuar em clínicas ou centros de recuperação.

Além disso, também é preciso gostar do assunto, já que o profissional deve estar sempre atento às tecnologias, as práticas, as técnicas e tudo mais que gira em torno do exercício físico, considerando que até mesmo os esportes são importantes para a atuação dele.

Já alguns diferenciais, que são importantes na hora de buscar uma vaga de trabalho na área, são: competência, pontualidade, inteligência, paciência, motivação e simpatia, levando em conta que o personal trainer lida diretamente com o público a todo o tempo.

Mercado de trabalho do personal trainer

Com o aumento de casos de doenças graves, como a obesidade, cresceu também a importância do profissional personal trainer porque ele é um grande incentivador e tem competência para ajudar as pessoas a praticarem mais a atividades física, mas respeitando o próprio corpo.

Então, basta levar em conta a diferença de treinamento para uma criança, um adolescente, um adulto e um idoso. Dá para ver que é preciso reconhecer opções diferentes de exercícios e atividades físicas e o personal é responsável por identificar isso.

Aí, visto isso, ainda dá para considerar como mercado de trabalho o fato de que hoje existem muitas academias no Brasil e, mais do que isso, as pessoas têm optado por praticar atividades em todos os lugares e de forma independente, como em parques e praças.

O resultado é o que o mercado de atuação do personal vai muito além das academias, podendo ser também em pequenos grupos de empresas, ginasticas laborais em escritórios, em família, em casais ou, o que é mais comum, aulas individuais.

MEI – Microempreendedor Individual

Ainda sobre o mercado de trabalho do personal trainer, podemos citar uma grande crescente que está aparecendo no mercado, que é a da formalização dos autônomos através do MEI. Muitos profissionais tem optado por aulas particulares, longe de academias.

Então, nasce aí uma oportunidade: a de ser tornar MEI. Na categoria do MEI, uma opção é optar pelo “professor particular”, lembrando que tem o faturamento de até R$ 81 por ano. Acima disso será preciso abrir uma ME – Microempresa.

Aqui na opção de se tornar MEI, vale a atenção para o investimento financeiro que precisa ter com os equipamentos, por exemplo. É preciso ter estrutura (não necessariamente física) para dar a aulas, sendo itens como bastão, elásticos, extensores, colchonetes, assim por diante.

Vaga de emprego para personal trainer

Como foi citado, o personal trainer pode atuar em diversos locais. Isso quer dizer que na hora de procurar um emprego na área, uma saída é ir até esses lugares pessoalmente, com o currículo em mãos, e buscar informações sobre as vagas.

Mas, também há a opção de fazer isso virtualmente, no site da empresa. Ou mesmo em sites especializados em vagas de emprego, que possibilitam a busca por oportunidades conforme a necessidade das empresas, sendo que tudo é feito com base em anúncios.

Para isso, existem sites como o Catho (que é pago), Indeed, Vagas.com, Trabalha Brasil, SNE, entre outros que fornecem informações preciosas para quem quer trabalhar como personal trainer. Até mesmo o LinkedIn tem vagas abertas atualmente.

Além disso, dá para considerar uma última maneira de conseguir buscar as melhores oportunidades do mercado, que é falando diretamente com as pessoas, considerando a opção de ser um autônomo e trabalhar por contra própria.

ANÚNCIO