Concurso do Bombeiro – Como se inscrever

Os concursos públicos para o Corpo de Bombeiros são uns dos mais esperados e aguardados por todo brasileiro que quer entrar no grupo e, além do mais, se tornar um servidor público. O motivo pode ser qualquer um, mas o salário sempre é importante.

No último edital de bombeiros que foi lançado, em Minas Gerais, no final de 2018, os salários para atuar na região metropolitana do estado tinha iniciais em mais de R$ 3,5 mensais. No entanto, justamente por isso, é preciso estudar muito e saber como se inscrever para a prova!

Concurso do Bombeiro - Como se inscrever

Saiba mais sobre esse assunto e veja o que é preciso para fazer a inscrição para um concurso público de bombeiros, lembrando que existem diversas opções de cargos e de modalidades em todo o país.

O que estudar

As materiais a serem estudadas, assim como temas, tópicos, linguagens são especificas de cada banco organizadora, portanto, diferentes para cada região do país. No geral, há temas que são comuns, como língua portuguesa, raciocínio lógico e ciências (física e química).

PROPAGANDA

Também podem ser cobradas questões de ensinamentos específicos, como história do Brasil e do estado em que o concurso de bombeiros está acontecendo, além da geografia do país.

O importante é sempre começar a estudar antes e não deixar para última hora, mesmo porque o tempo entre o lançamento do edital e a realização da prova é muito curto, o que dificulta um planejamento de estudos.

Sem contar que é preciso um tempo para a prova física, que é chamada de FAT – Teste de Aptidão Física, onde estão atividades como flexão de braço, natação, flexão em barras, abdominal e corrida.

Como se inscrever

Todos os concursos de Bombeiros no país acontecem por meio de editais. Uma observação importante é que cada estado tem sua própria banca organizadora para realizar os processos, desde o lançamento do edital, as inscrições e também as provas.

Portanto, o único meio para se inscrever é ficar de olho em qual é a banco organizadora do seu estado ou do estado onde você tem o interesse.

Por exemplo, no final do ano passado (2018) foi aberto um concurso público para o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e a banca responsável foi a Fundep Gestão de Concursos. Logo, o edital foi lançado na página oficial da Fundep.

Já no caso do concurso para o Maranhão, mesmo que ele vai acontecer ainda não foi escolhida uma organizadora para o edital, por isso, o ideal é ficar atento à essa escolha, que pode ser anunciada pela imprensa e até mesmo pelas páginas oficiais de concursos no país ou no Corpo de Bombeiros do MA.

Requisitos!

O último passo é entender quais são os requisitos para a inscrição no concurso. Então, geralmente, além do nível de escolaridade (ensino superior) também exige-se que o candidato tenha ao menos 18 anos completos e até 28 anos e uma altura mínima de 1,6 metros.

Após a prova objetiva, que é o concurso, tem também a provão física e os testes, como o psicotécnico, exame médico e odontológico. Por fim, a investigação social, que inclui a verificação dos dados informados também e é em caráter eliminatório.

PROPAGANDA