Concurso Público do TRF: salário de R$ 27,5 mil

O Tribunal Regional Federal (tanto da 2ª quanto da 3ª região) divulgou a autorização para realização de novos concursos públicos para cargos de juízes federais substitutos. A banca organizadora ainda não foi escolhida.

Mas, o que se sabe é que a taxa de inscrição custa 200 reais e o salário inicial é de 27,5 mil reais, sem contar os outros benefícios do cargo público, todos previstos na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Concurso Público do TRF

As vagas são para o Rio de Janeiro e Espírito Santo [2ª região] e Mato Grosso do Sul e São Paulo [3ª região].

As provas do TRF

Os candidatos precisam ter formação superior em direito e mais 3 anos de atividade jurídica exercida após o grau de bacharel.

PROPAGANDA

A seleção acontece em 5 etapas, sendo: prova objetiva, testes escritos, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade mental e física e o exame psicotécnico, avaliação oral e a análise de títulos.

A prova objetiva é composta por 100 questões.

Já com referência aos temas que caem nas provas, os destaques são: direito constitucional, direito administrativo, direito penal, direito processual penal, direito civil, direito processual civil, direito empresarial, direito econômico e outros.

Banca organizadora

No último ano, quando aconteceu concurso público do TRF de outras regiões, a banca organizadora escolhida foi a Cespe, que é da Universidade de Brasília (UnB).

Dessa vez, acredita-se que o mesmo deve se manter.

Assim, a dica para o estudante é conhecer a banca e as formas de aplicação de provas, isso porque a Cespe tem muitos diferenciais, como inserir nas respostas apenas as opções “certo” ou “errado”.

Ela não costuma usar as 5 alternativas, das quais apenas 1 está correta, como fazem a maior parte das outras bancas.

Além disso, a pontuação também é diferenciada. Sendo assim, o melhor jeito de estudar é conferindo as provas anteriores, dos anos que passaram.

Com informações do Infomoney

PROPAGANDA