Atendente de SAC – vagas, salários e 3 dicas para o sucesso

Atualmente, uma das funções que mais possibilitam vagas de emprego no país é as de atendentes de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Isso porque as empresas precisam oferecer um atendimento de qualidade ao cliente – para gerar novas vendas.

Mas, quanto ganha um atendente de SAC e o que ele faz? Confira a resposta para essas perguntas e saiba muito mais sobre a profissão, que pode ser a porta de entrada para muita gente que quer conseguir experiência para o mercado de trabalho.

Atendente de SAC – vagas, salários e 3 dicas para o sucesso

Leve em conta que em muitos lugares, o profissional com excelência pode ter a chance de crescer na empresa e atuar em cargos com melhores salários, como de supervisores e até mesmo gerentes.

O que o atendente de SAC faz?

Todo profissional que atua em contato com o SAC é responsável por buscar o bem estar do cliente. Sendo assim, ele pode realizar ligações ou recebe-las, sendo que deve esclarecer dúvidas de forma autêntica e, ao mesmo tempo, ágil.

ANÚNCIO

Isso porque o SAC é aquele departamento de uma empresa, que pode ser terceirado, e que tem o foco de dar atendimento de qualidade ao consumidor através do atendimento pelos mais variados canais de comunicação, como telefone, internet e pessoalmente.

Geralmente, o atendente de SAC atua de forma indireta na empresa, ficando em um Call Center onde são disponibilizados equipamentos e aparelhos para o atendimento ao cliente, como telefones e computadores.

3 dicas para o sucesso

O responsável por lidar com o SAC tem que agir de forma natural e muito dedicada, sendo que para isso existem 3 dicas importantes para obter sucesso na profissão. Confira.

1 – O atendente de SAC tem que ser gentil

A 1ª dica para quem está buscando uma vaga de emprego no SAC de uma empresa é ser gentil. Isso é importante de saber porque muitas vezes, a rotina estressante pode fazer com que o profissional perca de vista esse fundamento tão simples e necessário.

A gentileza é aquilo que transmite educação e, ao mesmo tempo, confiança ao público, independente de quem ele seja: outros funcionários, clientes, fornecedores, etc. Isso também tem a ver com uma abordagem gentil e a identificação de forma passiva.

E vale considerar que apesar de estressante, a rotina do atendente de SAC não permite a falta de gentileza. O profissional precisa ter jogo de cintura e paciência – afinal, o cliente terá sempre razão e precisa estar satisfeito.

2 – O atendente de SAC precisa ser rápido

A agilidade na resolução de problemas é essencial para o bom profissional de qualquer área. O resultado é que ele precisa estar treinado para encontrar os melhores resultados e deixar os clientes satisfeitos.

É simples: ouviu o telefone tocar? Atenda. O cliente chegou? Ajude-o a encontrar o que busca. E mais importante do que tudo isso: saiba que ele tem pressa, tem horário e tem tempo. Por isso, nada de o deixar esperando por muito tempo, ok?

3 – O atendente de SAC também está na internet

O mundo digital fez criar o que é chamado de 2.0. Então, tem também o atendimento 2.0, que é o atendimento online. Assim, a regra é nunca deixar o cliente sem resposta e mais do que isso: é saber se comportar nas redes sociais e no mundo virtual.

Aí, para a empresa que contrata é que vem a dica: nunca deixe o seu funcionário sem treinamento para atuar nesse mundo digital. Do lado de quem busca as vagas de trabalho no SAC, a dica é sempre se manter atualizado sobre essas plataformas.

Salário do atendente do SAC

Conforme o site Love Mondays, que faz uma pesquisa sobre a média salarial e os benefícios de várias profissões no país, o salário médio do atendente de SAC no Brasil é de 1 salário mínimo, sendo que o maior valor pode chegar a incríveis R$ 4 mil.

Para se ter uma ideia, o atendente de lojas da Marisa tem o salário de R$ 1,2 mil mensais, conforme o site especializado no assunto. Já na B2W (responsável pela Americanas.com e Submarino), o valor é o mesmo.

Outro ponto importante para as vagas de atendentes de SAC é que as empresas fazem a seleção com base nos conhecimentos práticos exigidos, como a função. Assim, não é preciso ter curso de graduação ou especialização na área.

Leve em conta que mesmo não sendo requisitos, saber inglês e ter boa comunicação pode ser o diferencial para quem vai buscar as vagas de emprego abertas para o atendimento ao público.

As vagas para atendentes de SAC

Hoje em dia, a grande maioria das empresas terceirizam os serviços de atendimento ao cliente, especialmente o SAC. Dessa forma, na hora de buscar as vagas abertas para essas funções, a melhor recomendação é fazer isso pelos sites de vagas de emprego.

Considere plataformas como a Indeed, Catho, Vagas.com e, inclusive, o Trabalha Brasil, que é do governo federal e faz o “meio campo” entre as empresas que buscam profissionais para o trabalho no SAC e os profissionais que buscam tais oportunidades.

Até mesmo o LinkedIn e o CIEE (Centro de Integração Escola Empresa) aceitam o envio de currículos para as vagas de emprego em todo país. Lembrando que as oportunidades do SAC não exigem mais do que o conhecimento em informática e o ensino fundamental completo.

Cada empresa contratante pode ter a sua própria forma de selecionar o novo trabalhador, mas vale considerar que quase todas consideram o cadastro de currículos como 1º passo, sendo que a partir disso é feita uma seleção para as outras etapas, como a entrevista de emprego.

ANÚNCIO