Vagas disponíveis na Unesco – 4 maneiras de conseguir emprego na ONU

Periodicamente, a Unesco divulga vagas de trabalho para pessoas no Brasil. Elas acontecem por meio de estágios, de bolsas de estudo, de vagas em escritórios e por aí vai. Essas são formas de conseguir trabalhar, indiretamente, na ONU – Organização das Nações Unidas.

As vagas são sempre divulgadas no Sistema das Nações Unidas, em jornais de grande circulação e também pode ser encontradas no site da Unesco. Confira agora quais são os tipos de vagas que a Unesco costuma divulgar e como se candidatar para elas.

Vagas disponíveis na Unesco – 4 maneiras de conseguir emprego na ONU

Ao final do conteúdo também temos uma dica de como montar o seu currículo para enviar uma candidatura para a Unesco, lembrando que a organização tem o seu próprio modelo de currículo online.

1 – Vagas para Projetos da Unesco

Uma das formas de conseguir uma oportunidade de emprego na ONU é através dos projetos no Brasil. E, nesses casos, os processos seletivos acontecem diretamente nas coordenações de cada projeto, sendo que Unesco apenas acompanha.

PROPAGANDA

Então, o único jeito de saber sobre a abertura de novas vagas e editais é buscando informações individualmente em cada projeto. Lembrando que as candidaturas sempre devem ser enviadas para os endereços informados nos anúncios.

2 – Vagas no Escritório da Unesco

Outra forma é através das vagas que são disponibilizadas nos escritórios da Unesco no Brasil, sendo que o cadastro também deve ser feito por meio do envio de currículos online, junto com uma carta d candidatura.

3 – Estágios na Unesco

Mais uma maneira que as pessoas tem de começar a trabalhar na ONU é através das oportunidades de estágio na Unesco. Sendo que as informações podem ser encontradas no site da instituição.

Assim sendo, para se candidatar é preciso cadastrar o currículo no site, sendo que é preciso optar por 2 tipos de linguagens: internships (inglês, francês e espanhol) ou stage web (francês ou inglês).

Vale a observação para o fato de que os estágios na Unesco não são remunerados.

4 – Outros trabalhos na Unesco

Os outros tipos de trabalhos na Unesco são divididos entre as bolsas de estudo e os trabalhos voluntários, sendo que em ambos é preciso passar por processos seletivos antes de efetivar o contrato.

O programa da bolsa de estudos, por exemplo, é feito através do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). E os interessados devem buscar mais informações nesse órgão para a inscrição (2030-8481 – 2030-8482).

Já os trabalhos voluntários na Unesco acontecem através de parcerias com associações, como o Instituto Brasil Voluntário, o Programa Abrindo Espaços, o Voluntários em Ação e assim por diante. É preciso conhecer os projetos para se inscrever.

Currículo da Unesco

Independente da opção que o candidato escolher, o ideal é que envie um currículo para análise e possivelmente contratação para a vaga, mesmo que seja o trabalho voluntário. Por isso, a Unesco tem um padrão de currículo que está disponível em seu site.

No currículo, o candidato precisa preencher informações em inglês, como o nome completo, nome da família, contatos da família, linguagens, informações escolares, trabalhos voluntários, entre outros dados.

PROPAGANDA