Aprenda como quebrar paradigmas para vender online para qualquer pessoa

Você, enquanto um vendedor ou empreendedor da internet sabe o que falar, como falar e de que maneira falar com o seu público para ter sucesso com as suas vendas? Na verdade, lidar com o público não é uma tarefa fácil e tem sido uma das maiores dificuldades do mercado. Mas, tem quem saiba vender online para qualquer pessoa.

Isso porque assim como acontece nas vendas físicas, as que acontecem online também sofre com as características humanas dos compradores. Assim, temos a pressão do dia a dia, o humor que muda constantemente dos clientes, os problemas na vida particular deles…

Além das metas que precisam ser batidas mensalmente ou semanalmente. Inclusive, essas são algumas variantes que modificam a forma como um vendedor realiza uma venda de produto ou serviço. Além do mais, o fato é que os erros acontecem, mas soluções também existem.

Aliás, elas podem ser fáceis de serem alcançadas.

Como vender online para qualquer pessoa?

Para se ter essa resposta é preciso considerar que uma das questões que podem ser determinantes na construção de uma relação positiva com o cliente, independente de quem ele seja, é a forma como o vendedor age.

Estando na internet ou não, o contato precisa ser direto, humano, focado. Por isso, saiba que a relação não está ligada apenas no ato de vender, mas na comunicação não verbal também. Logo, um simples gesto na recepção do consumidor pode mudar tudo.

Para se ter uma ideia disso, recentemente a gente viu uma postagem no Instagram de um sistema que o Magazine Luiza criou para falar com o seu cliente sobre vendas feitas. As mensagens do WhatsApp são bem-feitas e populares, o que agradou muito o públicl.

“Deve-se dar atenção total ao cliente, escutar o que ele fala, perguntar tudo o que for possível e deixar transparecer que, naquele momento, o mais importante é estar com ele”, exemplifica Ciro Bottini, apresentador do canal de TV por assinatura Shoptime.

Saber falar!

A opinião do Ciro é compartilhada por Walter Córdoba, que é o atual diretor de 4E PNL e coach. Mas, além disso, ele acrescenta algo, ao dizer que é importante, justamente, saber falar!

“Sessenta por cento da nossa comunicação vem da linguagem corporal, 30% da entonação das palavras e 10% das palavras e do significado”, orienta. No caso telemarketing e do marketing digital, a entonação das palavras tem um peso maior, 80%.

Logo, saiba que o uso do tom imperativo na conversa (“Eu faço!) abre margem para que o consumidor perceba qualquer incongruência na fala. Assim sendo, pode ser que ele, nem sempre, se sinta à vontade para comprar, já que está se sentindo obrigado.

Você dizer que vai fazer a pessoa economizar dinheiro com aquele tênis é diferente de você dizer que ela pode ter uma boa economia devido ao custo-benefício dele. Mudam-se as palavras para dizer a mesma coisa. Mas, isso faz toda a diferença!

Quebrando os paradigmas

Agora, além de tudo o que já falamos para quem quer vender online para qualquer pessoa, considere que os paradigmas ainda existem. E se isso está ligado à sua empresa, saiba que você tem um problema a ser resolvido. E o quanto antes fizer isso, melhor será.

Se você acha que isso não existe, veja o que diz o especialista. “Os vendedores, com o passar dos anos de mercado, infelizmente acabam criando alguns paradigmas e até mesmo hábitos que de certa forma prejudicam a sua performance profissional”.

A frase é de Roberto Vilela, consultor empresarial e palestrante. Ele também é autor do livro Em busca de um ritmo perfeito e fala que existem frases prontas usadas por vendedores que nem sempre dão certo.

Aliás, ele as considera tóxicas “tanto na relação com o consumidor quanto para com os superiores”. Veja algumas das frases que você precisa reconsiderar antes de sair por aí falando.

As frases!

“Eu conheço todo mundo naquela região, todos são meus amigos e tenho as portas abertas em qualquer empresa que você queira visitar”.

“Com a minha experiência de mercado não existe o que eu precise aprender sobre vendas. Até mesmo porque eu tenho muitos anos de estrada e já vivenciei tudo que você possa imaginar”.

“Me ajuda, compra aí, afinal tenho que garantir o leite das minhas crianças”.

A necessidade das mudanças

vender online para qualquer pessoa

Para o consultor e especialista, algumas lições só vêm quando o empreendedor ganha experiência no mercado. No entanto, além disso, é preciso acompanhar o que o mercado exige. Afinal, alguns modelos já não servem mais e novos foram criados.

Hoje em dia o mercado é muito dinâmico e com ferramentas mais focadas na internet. Felipe Duarte é coach na área e concorda com isso.

Assim sendo, “o bom vendedor tem a missão de facilitar a transição e o caminho do cliente ao longo dessas etapas e no processo existem muitas oportunidades e situações de interação”.

Para ele, tudo tem que começar com uma mudança de dentro para fora. “Podemos reverter com humildade, foco, disciplina, vontade de evoluir, abertura para a mudança e acima de tudo com objetivos claros de onde desejamos chegar”, analisa Vilela.

As novas atitudes

Para terminar o conteúdo, saiba que se você quer vender online para qualquer pessoa tem que considerar uma mudança nas atitudes, se é que você ainda mantém velhos hábitos e paradigmas.

Veja quais os 4 melhores cursos de pós-graduação online para administradores

Lucas Vetorasso, CEO do Grupo ATNZO, afirma que conhecer o produto ou serviço que se vende é outro fator determinante que pode mudar completamente a visão do consumidor para com o produto ou serviço.

“É importante saber que em qualquer conquista, seja em âmbito pessoal ou profissional, quem ouve mais que fala, ganha”, afirma Vetorasso.