Veja como ganhar dinheiro no Instagram

A internet levou a uma verdadeira revolução nas atividades humanas, nos mais variados setores. Com a popularização dela a partir da década de 90, o setor da comunicação foi um dos mais beneficiados, possibilitando que as pessoas se comunicassem umas com as outras ainda que em lugares muito distantes.

Em meados de 2010, uma outra tecnologia surgiu para ampliar e agilizar ainda mais isso: os smartphones. Esses dispositivos móveis permitem que o seu usuário tenha, na palma de sua mão, em qualquer hora ou lugar, o acesso a muitas funções, seja fazer uma chamada de voz, enviar e trocar mensagens ou realizar chamadas de vídeo.

 

Veja como ganhar dinheiro no Instagram
Foto: reprodução/ internet.

É nesse contexto que as redes sociais vêm com o objetivo de facilitar o compartilhamento de informações entre as pessoas, seja de caráter pessoal, profissional ou comercial. Uma dessas redes sociais mais utilizadas é o Instagram que, além do objetivo de compartilhar fotos e vídeos, também permite que seus usuários ganhem dinheiro pela plataforma.

Postagens patrocinadas

Uma das maneiras mais conhecidas de ganhar dinheiro é através do marketing de influência. Essa estratégia de monetização cria parcerias entre as marcas e os usuários do Instagram, os conhecidos influenciadores digitais. Essas pessoas, ao construírem sua identidade na rede, são vistos como formadores de opinião e especialistas confiáveis.

ANÚNCIO

Cientes disso, muitas marcas buscam realizar parcerias com esses influenciadores, visto seu grande alcance a outros usuários. Nessa modalidade, o influencer ganha uma comissão a cada post realizado, valor que pode variar. Alguns elementos técnicos podem ser observados na hora de ser escolhido, como número de seguidores e engajamento do perfil.

Ainda que isso seja mais fácil de conseguir tendo muitos seguidores, é possível que usuários com poucos seguidores também corram atrás de parcerias. Para isso, é essencial ter na sua biografia um meio de contato disponível, além de definir o seu nicho de atuação e seu público alvo, o que facilitará na hora de escolher patrocinadores.

Afiliação

Diferentemente dos influenciadores que realizam postagens patrocinadas, os usuários que se filiam a determinada empresa dedicam-se muito mais a aumentar as vendas de determinado produto do que apenas gerar conteúdo em troca de uma comissão.

Essa é uma opção interessante para usuários com poucos seguidores, visto que você mesmo pode entrar em contato com as lojas para filiar-se. Para isso, também é necessário que você saiba exatamente qual seu nicho de atuação e seu público alvo, para ofertar e anunciar aquilo que mais tenha a ver com seus objetivos.

Ao escolher o seu produto, a empresa à qual você se filiou gerará um link ou código promocional exclusivo, a fim de rastrear os cliques que viraram vendas. A cada compra realizada por meio do seu link ou código, você recebe uma comissão. Um exemplo disso é a Amazon, que, por meio do seu Programa de Afiliados, paga até 15% de comissão.

Loja online no Instagram

Uma outra forma de ganhar dinheiro com o Instagram é por abrir sua própria loja online na plataforma. O grande diferencial desse marketplace é a grande divulgação que pode ser feita através dele, dado os mais de 1 bilhão de inscritos na rede social, e isso de maneira gratuita.

Ao criar um perfil comercial no Instagram, é necessário linkar a sua conta com algum catálogo de produtos ou site e plataformas de e-commerce, como o site da sua loja. Feito isso, você poderá criar postagens com as fotos, descrições e preços dos produtos, com um link direcionado diretamente para seu site comercial.

ANÚNCIO