Vaga de Trabalho em Portugal – dica para montar o currículo

Um dos principais motivos que levam as pessoas brasileiros a procurarem um trabalho em Portugal é que por lá as taxas de desemprego são baixas. Em junho do ano passado, por exemplo, estava em apenas 6,7%, conforme o INE – Instituto Nacional de Estatística.

Esse é um bom índice, tanto é que é o mais baixo registrado no país desde 2002. Agora, outra notícia boa é que a área de tecnologia está crescendo muito no país e como será mostrado abaixo, dá para encontrar vagas de trabalho de nível superior nessa área.

Vaga de Trabalho em Portugal – dica para montar o currículo

São abertas milhares de vagas anualmente para profissionais formados em diversas áreas, como em engenharias de software. Mas, se você não é formado, não se preocupe porque Portugal também tem oportunidades para mão de obra, sendo esse um país carente desse serviço.

As vagas disponíveis para brasileiros

Geralmente, as vagas abertas para os brasileiros em outros países, como Portugal, são aquelas que não exigem o ensino superior, como para os cargos de atendentes de bares e restaurantes, seguranças de festas, garçons, auxiliares de limpeza e de cozinha também.

O lado bom é que geralmente essas opções de trabalho são ótimas para quem quer demonstrar a dedicação e o esforço para conseguir subir na carreira e conseguir alcançar cargos melhores, com salários mais altos.

Isso porque essas funções tem salários médios baixos, que partem de uma remuneração mensal de 1 salário mínimo, o que é o equivalente a 580 euros.

Agora, também existe a chance de encontrar vagas para brasileiros com ensino superior, mas isso é mais raro. Nesse caso, os salários são bem maiores do que 1 mil euros. E as oportunidades são para áreas de tecnologia, por exemplo.

Currículo para brasileiros em Portugal

Na hora de montar o currículo para se candidatar a alguma vaga em Portugal, o brasileiro precisa se atentar a forma de fazer isso, considerando que é preciso (e muito importante) especifica que está morando em Portugal por tempo indeterminado.

Outra coisa é que as empresas de lá prezam muito pela experiência do profissional, independente da área ou da formação. Então, se você ocupou algum cargo no Brasil, escreva isso de forma muito clara.

Mais um detalhe importante é não usar o modelo de Curriculo Vitae conhecido aqui no Brasil porque lá em Portugal, o jeito mais comum é usar a plataforma do Europass, que permite montar um currículo conforme o padrão europeu.

Curiosidades sobre o mercado trabalho em Portugal

Hoje em dia existem mais de 85 mil brasileiros morando legalmente em Portugal, sendo que um dos objetivos é fugir da crise financeira e de violência que temos no Brasil. Agora, atenção: de todos imigrantes impedidos de entrar no país, 62% são brasileiros.

Entre as cidades mais buscadas para se trabalhar por lá, na visão dos brasileiros, estão: Lisboa, Porto, Braga e também Algarve, que tem ganhado destaque nos últimos anos. Especificamente sobre salários, o salário mínimo é de 580 euros e o inglês é o idioma mais valorizado no país.