Como conseguir uma vaga de emprego na área de engenharia?

O mercado de engenharia no Brasil é enorme e guarda muitas boas oportunidades aos seus profissionais, nas mais diversas áreas da profissão.

Porém, o atual momento difícil pelo qual o nosso país está passando juntamente com a concorrência acirrada podem dificultar a vida dos engenheiros que estão à procura de vagas de trabalho.

Como conseguir uma vaga de emprego na área de engenharia?

Nesses momentos, o que fazer? Como conseguir uma vaga de trabalho? Confira este conteúdo para encontrar as melhores respostas. E, ao final, saiba exatamente onde se candidatar à essas vagas abertas.

Se preparando

Não importa quantos anos de experiência você tem ou quantos cursos você já fez, o mercado de trabalho não para de evoluir e você precisa se preparar para enfrentá-lo para conquistar uma vaga de emprego.

Isso é ainda mais visível em meio a uma concorrência cada vez maior, mais preparada e mais acirrada.

Por isso, não se acomode e busque se preparar cada vez mais com cursos de idioma, cursos na área de gestão, que estão sendo cada vez mais valorizados no mercado de trabalho de engenharia.

E busque o máximo de conhecimento que você puder, tendo como base aquilo que está em alta no mercado.

Com a chegada de novas tecnologias e o digital permeando cada vez mais o mercado de trabalho em todas as suas áreas, você como profissional precisa acompanhar essa evolução ou corre o risco de ficar pra trás em meio à concorrência.

Construindo um bom networking

Ter uma boa rede de contatos é essencial no mundo profissional e é ainda mais útil quando se está à procura de uma vaga na engenharia.

Por motivos óbvios, não existem dados oficiais, mas estima-se que uma boa parcela das vagas em aberto no mercado de engenharia são preenchidas por indicação de outros profissionais.

Por isso, é essencial que o profissional construa e mantenha uma rede de contatos ativa e, para isso, várias ferramentas podem ser utilizadas.

Uma das mais eficientes delas nessa tarefa é o Linkedin, rede social voltada ao mundo corporativo que tem o poder de criar conexões sólidas entre profissionais no mercado de trabalho.

Contatos pessoais e antigos colegas de trabalho e de graduação também podem ser úteis na sua rede de contatos e uma oportunidade vinda deles pode surgir a qualquer momento.

Então, não subestime o poder de um bom networking e comece a trabalhar o seu.

Usando a internet

Partindo para a parte ativa da procura por vagas, não deixe de usar a internet como uma ferramenta.

Até porque hoje a internet já é o melhor lugar para se procurar por vagas de trabalho, com centenas de sites e plataformas voltadas a isso, algumas direcionadas especificamente ao mercado de engenharia.

É o caso, por exemplo, do Seleção Engenharia, que divulga vagas nas mais diferentes áreas da engenharia, da civil à mecânica.

Plataformas de vagas genéricas, como o Vagas.com e o Indeed, também são um ótimo lugar para se procurar por vagas de engenharia, pois são mais famosos e contam com muito mais empresas parceiras.

Por fim, não subestime o poder da abinha “Trabalhe Conosco” presente em praticamente todos os sites de empresas da área de engenharia. Muitas companhias realmente levam a sério essas páginas e fazem muitas contratações por lá.