Descubra como usar o Google Acadêmico como fonte de pesquisa e trabalhos

Se até um tempo atrás a gente tivesse que pesquisar assuntos e orientações para um trabalho, o que a gente fazia? Aliás, na hora de publicar tais estudos, o que é que a gente fazia mesmo? Com certeza, você vai se lembrar de bibliotecas… Só que a realidade mudou.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e das empresas tecnológicas, muita coisa mudou. Inclusive, isso aí: de estudos, pesquisas, referências, publicações, artigos, etc. E o Google Acadêmico é o melhor exemplo para ilustrar essa mudança atual.

Descubra como usar o Google Acadêmico como fonte de pesquisa e trabalhos

E por que o Google Acadêmico é uma boa referência? Primeiro porque é um site confiável, diferente do Wikipédia e de outros. Mas, além disso, porque a empresa investe muito em autenticidade. Tem, por exemplo, o Google Scholar, que é fonte de pesquisa das mais exclusivas do mundo.

Mas, e o Google Acadêmico, o que é?

Para você entender melhor do que e sobre o que estamos falando, vamos lá. O Google Acadêmico é um serviço de busca do Google que é voltado para estudantes e também para pesquisadores, cientistas, universitários e todo mundo que quer aprender de forma autêntica.

Na teoria, podemos dizer que é uma ferramenta gratuita de pesquisa de teses, artigos científicos, resumos, monografias, dissertações e livros também.

ANÚNCIO

Agora, como é que o Google Acadêmico faz a sua busca, já que estamos falando que ele é autêntico? Obviamente, ele vai em fontes oficiais, como a Scielo, a Altametric e o Wiley. Inclusive, ele tem uma página própria de livros, o Google Livros.

As funções do Google Acadêmico

E para entender melhor como funciona o Google Acadêmico, vamos citar algumas das principais funções da ferramenta que é gratuita. A primeira delas é a Minha Biblioteca. E só pelo nome dá para ver como ela é importante, né.

Os usuários do Google Acadêmico podem criar uma biblioteca própria com os conteúdos de seu interesse. Logo, dá para salvar conteúdos para serem lidos posteriormente. A ideia é criar uma biblioteca virtual mesmo, está bem? Assim, dá para salvar artigos e ler depois.

Outra função que a gente pode citar porque é bem legal é o Minha Citações. Isso porque o Google Acadêmica te ajuda a citar referências com base em normas da ABNT, na MLA ou na APA. Para isso, você só tem que escolher a opção de cada artigo.

Ah, outra coisa muito legal do Minhas Citações é que dá para saber o número de vezes que o seu artigo ou trabalho foi citado por terceiros. Isso dá credibilidade para a sua publicação. E vale para todo o mundo.

Para os novos pesquisadores…

Para quem é um novo pesquisador, o uso do Google Acadêmico tem sido uma ótima ideia. Sabe por quê? Porque assim a pesquisa poderá ser vista por mais gente, entre pesquisadores e estudantes.

E isso ajuda o seu trabalho a ser reconhecido em toda academia do país e do mundo. Obviamente, isso tem as suas vantagens também: você pode gerar novas oportunidades de discussão e de eventos. Inclusive, dá para falar sobre as bolsas de pesquisas, né.

ANÚNCIO