Saiba o que são os trabalhos de meio períodos

Os trabalhos de meio período são aqueles em que a pessoa passa de 4 a 6 horas por dia realizando suas atividades.

Empresas de Call Center, comércios de varejo, restaurantes, clínicas, consultórios e escritórios são algumas das áreas que oferecem esses trabalhos de meio período hoje em dia.

Saiba o que são os trabalhos de meio períodos

Para saber quais os tipos de trabalhos de meio período, seus prós e contras, leia este artigo até o final.

Por que trabalhar meio período?

Jornadas de meio período são muito procuradas por quem precisa cuidar dos filhos, mas não pode parar de trabalhar.

Também são vagas de emprego perfeitas para quem está se aposentando; estagiários ou recém-formados ou quem deseja complementar a renda.

Algumas alternativas surgem, mas a dúvida é muito comum sempre: será que vale a pena trabalhar meio período? Para sanar essa dúvida, separamos os prós e contras dos trabalhos de meio período.

As vantagens

Dentre as vantagens, se destacam as questões ligadas ao menor tempo de trabalho e menor carga de estresse.

Portanto, temos: flexibilidade de horários, diminuição do estresse, aumento da produtividade, uma renda adicional, maior tempo para se especializar e estudar.

As desvantagens

Enquanto que as desvantagens caminham na área financeira: salários mais baixos, redução dos benefícios (pois serão proporcionais às horas trabalhadas) e tempo mais curto para desenvolver atividades mais complexas.

Então, na hora de decidir, a resposta não é única para todos os casos.

Há que se avaliar sua condição financeira, rotina, gostos, possíveis prejuízos a longo prazo para saber se vale a pena buscar um trabalho de meio período.

Trabalhos de meio período são regularizados?

Os trabalhos parciais (ou de meio período) estavam previstos na CLT com carga máxima de 25 horas semanais com proibição de horas extras.

O direito às férias era proporcional ao tempo trabalhado e contava com, no máximo, 18 dias.

A nova legislação trabalhista flexibilizou a carga horária, que agora pode chegar a 30 horas semanais, sem horas extras.

Caso o colaborador opte pelas horas extras (pagas com acréscimos de 50%), a jornada pode ser de 26 horas semanais ou menos.

Trabalhos remotos

Os trabalhos remotos (home office ou em casa) também não eram especificados na CLT e, com a reforma, passaram a ser garantidos.

De acordo com a reforma, todos os gastos que o colaborador tiver como equipamentos, energia e internet devem estar previstos no contrato com o contratante, o qual deve especificar que esses gastos ficam a cargo do trabalhador.

Para saber mais detalhes sobre a legislação dos trabalhos de meio período, clique aqui.

Os principais trabalhos de meio período

São alguns tipos de trabalhos de meio período: professor, médico, auxiliar de escritório, vendedor (varejo), atendente, operador de telemarketing, consultor de vendas, consultor imobiliário, auxiliar financeiro, auxiliar de limpeza, jornalistas, recepcionistas, secretárias, etc.

O estágio é o momento no qual os estudantes universitários podem colocar em prática tudo o que aprenderam com as teorias dos seus cursos, além de ser uma ótima oportunidade de vivenciar o cotidiano da profissão e construir o currículo na área.

No Brasil, a atividade de estágio é regida pela lei 11788/08 ou, simplesmente, a Lei de Estágio e também é considerado um trabalho de meio período.