4 tipos de trabalhos para brasileiros no Japão

Anualmente, milhares de brasileiros vão para o Japão em busca de vagas de emprego devido ao fato de já possuírem familiares e amigos no país nas mesmas condições ou por possuírem cidadania japonesa ou ainda pelo simples fato de buscarem novas experiências.

Nesse texto listamos os trabalhos nos quais os brasileiros comumente mais exercem no Japão, segundo dados levantados pela indústria e próprio governo do país. Confira essas opções de trabalhos para brasileiros no país oriental.

4 tipos de trabalhos para brasileiros no Japão

1 – Indústria Automobilística

A indústria de automóveis é uma das maiores e mais rentáveis do Japão e local onde há maior concentração de brasileiros trabalhando em diversas áreas ligadas a essa indústria importantíssima para a economia do país.

Dentre os cargos dentro da indústria estão os de pintura, montagem, acessórios, produção de componentes, entre outras.

As vantagens de trabalhar no Japão dentro dessa indústria são que os salários ofertados são bons e sempre há vagas disponíveis.

2 – Componentes Eletrônicos

Considerado um dos principais responsáveis pela criação de novas tecnologias, o Japão emprega anualmente milhares de funcionários nessa área, grande parte deles, são brasileiros.

O trabalho costuma ser leve, mais focado em pesquisa e os salários são bons.

A outra notícia boa é que sempre há vagas abertas na área para aqueles que se interessam e possuem conhecimentos na área da tecnologia.

Aliás, o Japão concentra maior parte de sua economia vinda da tecnologia.

3 – Industria de Plásticos

Outra indústria com grande concentração de brasileiros em seu quadro de funcionários é a indústria de plásticos.

O trabalho mais comum nessa indústria é nas linhas de produção de injetoras plásticas, além da área de embalagem e controle de trituradores.

Assim como na indústria automobilística os salários na indústria de plásticos são considerados bons e é encontrado em diversas regiões do país.

4 – Alimentação

No ramo da alimentação, as áreas de maior destaque estão ligadas as padarias industriais, confeitaria, produção de marmitas e fabricação de produtos prontos para mercados.

É uma das poucas áreas que aceita menores de 18 anos e maiores de 45 anos, sem a necessidade de saber falar japonês, além de sempre possuir vagas disponíveis e disponibilizar salário bom até mesmo para brasileiros.

Outros cargos ocupados por brasileiros

Mais de 180 mil brasileiros atualmente moram no Japão, todos ocupando cargos diferentes.

Os cargos citados acima não descrevem o cenário de ocupação de todos os brasileiros, mas sim da maioria, segundo próprio levantamento feito pelo setor.

É importante destacar que assim como em qualquer país do mundo existem variáveis que levam a escolha do emprego ideal e compatível com seu conhecimento, capacitação, experiência, podendo variar também, de acordo com a oportunidade de emprego oferecida pelo país na qual se refere.

Normalmente, o Japão emprega brasileiro nessas áreas citadas, porém variam de profissional para profissional, onde é possível que o profissional se destaque dentro da empresa, assim como qualquer outro funcionário que seja do país e não imigrante.