De que maneira encontrar trabalho para idosos?

O idoso tem procurado uma inserção no mercado de trabalho com mais frequência nos últimos anos. Em números, é possível afirmar que entre os anos de 2007 e 2017 houve um salto de 20% para 26% na procura por empregos por pessoas com mais de 60 anos.

Isso porque a expectativa de vida dos brasileiros também aumentou. Mas, onde achar trabalho para idosos? O artigo de hoje é para falar desse assunto, acompanhe.

De que maneira encontrar trabalho para idosos?

Um novo mercado de trabalho

Segundo dados do IBGE, no ano de 1940 era de 45 anos, em 2017, quase 8 décadas depois, a expectativa aumentou para 76 anos.

Isso mostra que cada vez mais as pessoas estão vivendo.

E talvez seja uma das causas que o idoso tem procurado essa inserção no mercado de trabalho.

ANÚNCIO

Isso pode acontecer por vários motivos, como para ter uma renda para manter os próprios gastos e conseguir uma estabilidade financeira em meio à crise.

Oportunidades de trabalho

A Chilli Beans de São Paulo está oferecendo vaga para técnico em ótica.

E sabe qual é o requisito? Ter mais de 50 anos de idade e experiência na venda de lentes.

A franquia Grão Espresso também situada em São Paulo contrata para atendente em todos os turnos, manhã, tarde e noite e também em período integral.

O MaturiJobs oferece ainda oportunidade para cozinheiro, vendedor, consultor de imóveis, secretária, assistente comercial, entre outros.

Já no Portal Terceira Idade são oferecidas vagas para idosos como auxiliar de serviços gerais em escola de educação infantil, corretor de imóveis, secretária em consultório odontológico, motorista, entre outros.

Portanto, note que há sim vagas para esse novo público que surgiu no mercado de trabalho.

Por que há vagas para idosos?

É importante notar que essa oportunidade que algumas empresas oferecem para idosos, pois muitas vezes eles se sentem inúteis, incapazes e a partir daí que começam a surgir grandes problemas de saúde – como a depressão.

Com essas vagas de trabalho para os idosos, eles passam a ter uma ocupação, possuem contato com pessoas e passam a enxergar a vida de outra maneira.

E não é isso: a experiência deles também soma muito para a empresa que contrata.

Os salários para os idosos

Os salários irão depender da empresa que está contratando, mas geralmente não há diferenciação para o funcionário mais jovem e o funcionário mais experiente.

Na Chilli Beans, por exemplo, o salário oferecido é de R$ 1.873,20 mais comissão, vale-transporte e vale-refeição. Já na Grão Espresso a oferta é de R$1.200,00/mês.

Para os demais cargos os salários variam muito, pois dependerá da função e do cargo que serão preenchidos.

Mas, para saber mais detalhes, o ideal é visitar o site que está divulgando a vaga. E você vai aprender como fazer isso no próximo tópico.

Como encontrar vagas de trabalho?

O MaturiJobs é um exemplo de site que contrata profissionais mais maduros.

Ao entrar na página clique na opção “sou um profissional 50+”. Em seguida é necessário fazer um cadastro gratuito para verificar quais oportunidades estão disponíveis.

Outro site que oferece oportunidades de emprego é o Portal Terceira Idade.

Por meio dele você consegue visualizar todos os detalhes sobre a vaga aberta para idosos, como a empresa, a cidade, o telefone para contato e também o e-mail para enviar seu currículo.

Algumas empresas também já expõe o salário e os benefícios.

ANÚNCIO