Vale a pena trabalhar aos finais de semana para juntar dinheiro?

Essa é uma pergunta muito interessa de se fazer. Inclusive, nos dias atuais muito tem se discutido sobre a intensidade do trabalho e a criação de um estilo de vida que é focado totalmente nisso: no trabalho, no emprego, no serviço.

Por outro lado, há quem não abra a mão de passar o final de semana com os amigos, viajando, curtindo ou descansando. E a pergunta que fica é justamente sobre esses bicos que muita gente faz aos finais de semana para agregar valor financeiro no orçamento da família.

E você, já parou para pensar nisso? Sabe exatamente o que é o melhor para você? Será que você não está trabalhando de mais ou de menos? É para responder essas perguntas e te ajudar a pensar que nós criamos esse conteúdo.

Por que você está trabalhando aos finais de semana?

Se você está trabalhando de final de semana é porque existe um motivo para isso. Então, a primeira pergunta que se deve fazer é justamente sobre esse motivo: por que mesmo você está nessa situação?

Pode ser porque você está com dívidas e quer quitá-las logo. Ou pode ser porque você quer comprar um carro novo. Ou ainda pelo motivo de que quer ocupar o seu tempo ocioso também. Ou ainda pelo motivo de que aumentou o seu custo de vida. Etc.

O fato é que você tem que saber os motivos que te levaram a fazer esses bicos aos finais de semana. E antes de tomar qualquer decisão é importante que você tenha essa ideia na cabeça.

Qual é o seu prazo de validade para esse tipo de trabalho?

E se você tem um motivo que seja “aceitável”, tudo bem. Mas, o ideal é você criar um prazo de validade para ele. Vamos supor que você tenha uma dívida de R$ 10 mil no cartão de crédito. E aí você está usando os seus bicos para pagar essa conta. Ótimo. É uma boa ideia.

Mas, quanto você consegue somar por mês para pagar essa conta? É preciso pensar em um prazo para ter uma ideia melhor. Considere que você conseguirá pagar a conta toda em 1 ano. Então, o seu prazo de validade para os bicos é de 1 ano, ao menos para esse objetivo.

Entenda que você não deve deixar o trabalho, ao menos aos finais de semana, se tornar um hábito que te deixe longe da sua família. Por quê? É sobre isso que se trata o próximo tópico.

Qual é a importância da sua família e amigos para você?

Vale a pena trabalhar aos finais de semana para juntar dinheiro?

Para você saber se está trabalhando muito, pergunte-se qual é a importância da sua família para você. E quanto tempo você tem passado com ela. Será que é pouco tempo ou tempo suficiente? Você está equilibrado nessas duas atividades da sua vida? Pense nisso.

É por isso que o prazo de validade para fazer os bicos é tão importante. Você vai ver que tem sim um objetivo a ser cumprido. Mas, isso não deve ser hábito na sua vida, se for para atrapalhar a vivência com a sua família. Pense nisso!