Saiba Como Tirar a Carteira de Trabalho Digital

Todo mundo que entra no mercado de trabalho precisa ter uma Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), certo? Agora, saiba que também é possível tirar a carteira de trabalho digital, isto é, a versão online do documento impresso.

Com a carteira de trabalho digital, o trabalhador poderá ter em mãos informações como as suas experiências profissionais. E com o aplicativo, também será possível solicitar a 2ª via da carteira de trabalho impressa. Saiba mais sobre como tirar a carteira de trabalho digital.

Carteira de Trabalho Digital – O que é

Você já sabe que a carteira de trabalho digital é a versão online da carteira de trabalho impressa. Mas, considere também que ela foi criada a partir de uma parceira entre o Ministério do Trabalho com o Dataprev.

Agora, ao tirar a carteira de trabalho digital, o trabalhador pode ter na palma da mão as informações da qualificação e também dos contratos de trabalho, disponíveis em um aplicativo gratuito.

O documento digital, no entanto, não substitui a versão impressa – ao menos por enquanto, já que tudo está acontecendo em fase de testes. Por outro lado, ter um documento no celular que pode auxiliar as consultas parece ser uma boa alternativa.

Por que Carteira de Trabalho Digital

Com esse novo serviço gratuito oferecido ao trabalhador, o acesso a carteira de trabalho ficou mais prático. Depois da CNH Digital e do e-Titulo, os brasileiros também podem tirar a Carteira de Trabalho Digital.

Um dos principais objetivos dessa inovação é facilitar e dar mais praticidade para ao trabalhador, sendo que na carteira de trabalho digita estão todas as informações da vida profissional do trabalhador, como as experiências.

Já por parte do governo, as vantagens que a carteira de trabalho digital pode trazer é quanto a diminuição da pressão em todas as redes de atendimento, o maior aproveitamento do tempo de atendimento e a integração da base de dados do Ministério do Trabalho.

Tirar a Carteira de Trabalho Digital

Na Play Store ou no App Store do seu smartphone pesquise pelo app do “CTPS Digital” e faça o download gratuito. Logo ao entrar no app você terá algumas opções de serviços, sendo: entrar, solicitar vias da carteira de trabalho e perguntas frequentes.

Dessa forma, sem a senha cadastrada, será preciso fazer isso. Para cadastrar uma senha você tem que ir ao cidadão.br ou no Sine Fácil, sendo que vai ser necessário inserir os seus dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome da mãe, entre outras informações.

Esse passo é importante para tirar a carteira de trabalho digital porque os dados serão validados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) e após isso aparecerão 5 perguntas sobre o seu histórico profissional.

Para essas perguntas, considere ter em suas mãos a Carteira de Trabalho impressa para acertar as respostas das perguntas e conseguir instalar o aplicativo. Se tudo estiver correto, você terá uma senha provisória que deverá ser trocada no 1º acesso.

Atenção para o fato de que se o usuário não acertar as respostas será totalmente necessário esperar ao menos 24 horas para tentar tirar a carteira de trabalho digital pela 2ª vez. O contato também poderá ser feito pelo 135, número do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Divergência dos Dados

Abrimos esse tópico porque muitas pessoas ficaram com dúvidas na hora de tirar a sua carteira de trabalho digital devido à alguns erros que o aplicativo menciona durante o processo de instalação e cadastramento.

A Dataprev informa que geralmente os erros acontecem quando há divergências entre os dados informados pelo usuário durante o cadastro e as informações que estão no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Dessa forma, uma das saídas é verificar o cadastro junto ao INSS através do atendimento por telefone (135) ou indo presencialmente até uma das agências da Previdência Social. A correção dos dados, nesses casos, é imprescindível para tirar a carteira de trabalho digital.

Solicitar a 1ª via da carteira de trabalho

Quem ainda não tirou a carteira de trabalho impressa também vai poder usar o aplicativo para fazer isso, porém, para terminar o processo será preciso ir até um dos pontos de atendimento.

Então, funciona assim: para solicitar a 1ª via da carteira de trabalho faça o seu pedido pelo aplicativo do CTPS e em seguida apresente alguns documentos (originais e autenticados) à agência de emprego mais próxima.

Entre os documentos, estão: documento oficial de identificação (exceto CNH), CPF, comprovante de residência e a comprovação de estado civil (que pode ser uma certidão de nascimento ou de casamento).

Agora, após solicitar o pré-cadastro pelo app e não comparecer a uma unidade de atendimento de emissão de CTPS em até 30 dias no máximo, o pré-cadastro será totalmente invalidado, sendo necessário um novo procedimento.

Solicitar a 2ª via da carteira de trabalho

Também é pelo app CTPS Digital que é possível solicitar a 2ª via da sua carteira de trabalho, sendo que basta escolher a opção desejada para fazer isso, logo após fazer o download do app.

Seguindo os passos do aplicativo, preencha o formulário de pré-cadastro e vá até um posto de atendimento para validar as informações e formalizar o pedido da carteira de trabalho.

Saiba Como Tirar a Carteira de Trabalho Digital

Requisitos para tirar a carteira digital

Um dos requisitos para conseguir tirar a sua carteira de trabalho digital é ter um celular que seja compatível com o aplicativo que precisará ser baixado gratuitamente. Portanto, o seu smartphone precisa ter o sistema Android ou iOS.

Outra coisa é que para ter acesso ao aplicativo, como você viu no passo a passo acima, será preciso ter a carteira de trabalho impressa. Então, a carteira informatizada e com vínculos trabalhistas é necessária para tirar a carteira de trabalho digital também.

Da redação com informações do Emprega Brasil