3 tipos de trabalho para jovens

Se você é jovem já deve ter pensado na possibilidade de começar a trabalhar para ter o próprio dinheiro, não é verdade? 

E aí, você também pode ter notado que isso não tem sido tão fácil devido à competitividade que o mercado apresenta. Mas, ainda assim, a verdade é que tem como você entrar no mercado mesmo sendo jovem.

3 tipos de trabalho para jovens
business people

Abaixo, a gente separou algumas ideias para você que está nessa situação. Continue lendo para saber mais sobre isso e comece a preparar o seu currículo para buscar essas oportunidades.

1 – Jovem Aprendiz

O programa jovem aprendiz é focado no jovem estudante e é obrigatório no nosso país para empresas que tem um grande porte. Portanto, é uma chance bastante considerável.

Outra coisa é que você, que está interessado, deve considerar os requisitos, os benefícios e as vantagens desse programa. Sendo que estudantes de baixa renda e que nunca trabalharam antes têm mais oportunidade de conseguir esse trabalho.

PROPAGANDA

Cada grande empresa tem um canal de comunicação que informa sobre as vagas e sobre os requisitos também. Além disso, dá para ficar sabendo através de recrutadores, como o CIEE.

2 – Estágio

O estágio é outro programa que possibilita a entrada do jovem no mercado de trabalho. Por isso, deve ser considerado também.

A diferença aqui está no fato de que, quase sempre, o programa de contratação de estagiários é para quem está estudando no ensino superior, em uma graduação. 

Portanto, também é preciso ficar atento às regras que cada empresa cria para o processo seletivo dos seus futuros estagiários.

Muitas vezes, as próprias universidades e cursos acabam dando dicas sobre as empresas que estão contratando pessoas e estudantes para os programas de estágio. Outras vezes, dá para buscar a informação nos canais de comunicação disponíveis na sua cidade. 

3 – Empreender

Uma última dica para os jovens que estão em busca de trabalho é pensar no empreendedorismo como forma de entrada na vida profissional. 

Claro que muitas vezes a falta de experiência poderá ser um empecilho. Só que isso pode ser evitado e minimizado de algumas formas diferenciadas e positivas. 

Dá para fazer parcerias com outras pessoas mais experientes, dá para usar os cursos online e gratuitos para aprender mais e se especializar assim como dá para usar a força de vontade para criar a exigida experiência para o mercado.

Atualmente, muitos jovens têm criado as próprias oportunidades de trabalho através do empreendedorismo. Por isso, essa também é uma opção viável.

Outras opções

Acabamos optando por 3 tipos de trabalho que são bastante focados em jovens. Mas, dá para dizer que hoje em dia muitas empresas tem optado por selecionar jovens que nunca trabalharam também em contratações mais tradicionais.

Isso porque podem “moldar” o trabalhador para determinadas funções. Então, também é uma boa ideia procurar vagas mais comuns, através de meios mais tradicionais, como de recepcionistas, auxiliares administrativos e outros.

Para isso, de qualquer forma, uma especialização pode ajudar e muito. Afinal, quando você se direciona para um caminho fica mais fácil filtrar a sua busca por uma vaga de trabalho.

PROPAGANDA