Saiba quais são os 8 principais tipos de trabalhos acadêmicos usados no Brasil

A gente tem hoje em dia várias formas de ter um trabalho acadêmico. Na faculdade, fala-se muito em pôster, em relatórios e em monografias. Mas, você sabia que até mesmo um resumo ou resenha são trabalhos acadêmicos. E a tese e a dissertação também, só que são mais usadas em estudos após a graduação.

O legal de conhecer cada um dos tipos de trabalhos acadêmicos que temos é a possiblidade de escolher aquele que faz mais sentido para você, com base no seu momento educacional em que está vivendo. Continue lendo para conhecer cada uma das opções disponíveis atualmente.

Saiba quais são os 8 principais tipos de trabalhos acadêmicos usados no Brasil

E leve em conta que todas podem ser publicadas na internet, em sites confiáveis e oficiais, como é o caso do Google Acadêmico. Isso aumenta a visibilidade do estudo e pode gerar novas discussões para os autores.

1 – RESUMO

O resumo, com certeza, é considerado o mais simples de todos. Mas, não basta ir apenas descrevendo a história em poucas palavras, como todo mundo acha que é. Na verdade, o resumo é a síntese das ideias que são extraídas de um material bibliográfico, como um livro.

2 – RESENHA

E a resenha também é considerada simples. Mas, muita gente confunde com o resumo. E a gente explica a diferença: a resenha é parecida com o resumo, só que a sua principal característica é o fato de ser uma edição da análise crítica do material bibliográfico.

3 – PÔSTER CIENTÍFICO

Esse nome é pouco conhecido no país, mas acaba sendo bastante usado em trabalhos de conclusão de curso. A ideia central do pôster é reunir elementos verbais e não verbais. Portanto, ele tem frases e imagens. Atualmente, também é usado em congressos.

4 – RELATÓRIO

Um relatório é um documento técnico. E você já deve ter ouvido falar dele por aí, né. Em grandes empresas se cobra muito dos relatórios de vendas, relatórios de produtividade e etc. Mas, aqui a ideia é ter o objetivo de auferir a produção do autor que foi lido.

5 – ARTIGO

O artigo também é muito conhecido no país, inclusive, no mundo. E isso se disseminou após o LinkedIn ganhar espaço entre as redes sociais mais usadas. Mas, o que é um artigo? Um trabalho que mostra resultados que foram tirados de um estudo temático.

6 – MONOGRAFIA

A monografia também é conhecida em cursos da educação superior. É, quase sempre, vista como o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Na prática, nada mais é do que um capítulo de uma base bibliográfica.

7 – DISSERTAÇÃO

Aí vem a dissertação, que também confunde muito a cabeça das pessoas. Ainda mais quando se fala em monografias. Mas é simples entender: uma dissertação é uma reflexão que foi feita após uma investigação sobre um tema. De modo geral, é requisito para conclusão de estudos em níveis pós-graduação, especialmente o mestrado.

8 – TESE

Para terminar, temos aqui uma tese. O que é uma tese? Uma apresentação de uma ideia, proposta ou inovação em determinada área do conhecimento. De modo geral, aqui no Brasil é muito usada para doutorado, que também é de pós-graduação.