Teste Vocacional – entenda o que é

É muito comum que, durante alguma hora no ensino médio, você ouça falar em teste vocacional. Mas, você sabe o que é isso? Este conteúdo é para explicar um pouco mais desse teste. Acompanhe.

Basicamente, o teste vocacional é um teste feito especialmente para quem está em uma fase que antecede a vida profissional, como o ensino médio. Agora, se quer saber para que serve e como é feito esse teste, continue lendo.

Teste Vocacional - entenda o que é

Há casos que são citados na internet de pessoas que tiveram a mesma resposta em vários testes vocacionais sobre uma profissão. Por isso, essa pode ser uma boa ideia para você também.

Para que serve

Se você entendeu o que é um teste vocacional, é bastante provável que tenha em mente para que ele serve. Mas, se não sabe, não se preocupe porque a gente vai explicar.

Esse tipo de teste serve para auxiliar o estudante que está em busca de uma nova profissão. E isso é bem importante já que, no Brasil, nem todo mundo sabe as diferenças e os tipos de trabalhos que existem.

Agora, considere que o teste vai apontar algumas profissões ou áreas que podem ser seguidas. Só que isso não significa que ele não possa se dar bem em outras, também.

Dessa forma, a gente conclui que ele serve para direcionar a pessoa para alguns caminhos que podem ser trilhados em cursos superiores, cursos técnicos e até mesmo especializações.

Como é feito

O teste vocacional pode ser feito de várias formas e por vários profissionais. Mas, de maneira geral, são os psicólogos que recomendam o teste e aplicam o mesmo.

No entanto, atualmente dá para encontrar até mesmo testes online para descobrir sua vocação ou sua profissão. No entanto, os mais recomendados são aqueles aplicados por profissionais da área da saúde e da comunicação.

Também de maneira convencional, ele é feito através de perguntas e alternativas que focam em questões pessoais e profissionais. Portanto, a ideia é unir um trabalho com aquilo que a pessoa gosta.

O teste vocacional dá certo?

É bem raro encontrar pesquisas que comprovem a veracidade ou a falsidade dos testes vocacionais. Ainda mais na internet, onde se cria tantas páginas a cada dia sobre esse assunto.

Mas, como falamos, considere que esses testes analisam as respostas individuais de cada pessoa. Por isso, podem sim indicar alguns caminhos para quem vai se profissionalizar.

O que fica de dica é que você que vai fazer o teste estude também as várias opções de cursos e profissões que o mercado tem disponível atualmente. Aí, dá para unir o resultado do teste com aquele curso que você mais gostou.

Aprenda onde fazer o seu teste online!

O Guia da Carreira é um site muito famoso aqui no Brasil porque fala de vários assuntos sobre o mercado de trabalho. E lá tem um desses testes que podem ser feitos gratuitamente.

A primeira pergunta é sobre “quando você faz um trabalho em grupo, você é aquele que”. E aí, existem várias alternativas, como quer ir direto ao ponto, discute as ideias com o grupo e etc. Para fazer o seu teste, clique aqui.