Tem mais de 50 anos? Veja o passo a passo para encontrar vagas de trabalho

A entrada no mercado de trabalho é um assunto de interesse para os jovens e adolescentes. No entanto, para quem tem mais de 50 anos também existe o desafio. Por isso, listamos aqui um passo a passo completo para você que está nessa fase da vida.

Considere que você tem diferenciais que podem ser importantes durante um processo seletivo. Por outro lado, é imprescindível que você esteja conectado na internet e nas redes sociais, também.

Tem mais de 50 anos? Veja o passo a passo para encontrar vagas de trabalho

A preparação

Estar preparado para buscar um novo emprego é, resumidamente, ter o portfólio atualizado, com informações novas no seu currículo. Afinal, faz bastante tempo que você não vê o próprio currículo, não é mesmo?

Então, coloque tudo em ordem porque isso é essencial para os novos processos seletivos.

Outra coisa importante é entender que hoje em dia a grande maior parte dos processos seletivos se iniciam pelo envio do currículo online, isto é, pela internet. Então, você terá que ter o acesso à internet, como forma irrefutável de conseguir um trabalho.

Aliás, uma boa internet, no mínimo, para enviar documentos pessoais anexados.

A carta

Se lembra da carta de apresentação de antigamente? Hoje isso é feito no corpo do e-mail mesmo, que será enviado as empresas que selecionam os candidatos. Então, tenha uma carta de apresentação genérica e vá adaptando ela para cada envio de currículo que fizer.

Uma boa ideia é ter um currículo funcional, que é aquele que segue um cronograma importante de últimos trabalhos e experiência – e não um cronograma de tempo. Esse modelo foca nas suas habilidades e qualificações.

O digital

Em seguida, comece a preparar o seu campo (que tem que ser no digital). Então, os empregadores, seja recrutadores ou empresas, estão buscando pessoas em sites especializados e sua presença digital vai ser importante por isso.

Bom, a dica aqui é: entre no Google e saiba como seu nome está lá e o que tem no seu nome. O ideal é colocar detalhes para aparecer nas primeiras páginas do Google. Depois, siga os assuntos de tecnologia e faça cadastros em redes sociais.

Você já ouviu falar de Facebook, Twitter e Google+, não é mesmo?

Então, é hora de estar nessas redes. Aliás, o LinkedIn, que também é uma rede social, pode ser a sua porta de entrada para o mercado de trabalho, já que atua nesse segmento de carreira, profissões, trabalho, etc.

Ah, e nada de usar fotos pessoais demais ou muito comprometedoras, ok?

As vagas

Agora é que se inicia, de fato, o processo pela busca de vagas abertas. Saiba que os meios digitais fazem isso muito bem e muito rapidamente. Então, faça contatos na rede para encontrar emprego e cadastros em sites especializados nisso.

No Facebook tem páginas de emprego, quanto aos sites, tem o Indeed, Catho, Vagas.com, LinkedIn, Trabalha Brasil, entre outros.

O marketing pessoal

O último passo é fazer o seu marketing pessoal, que nada mais é do que preparar um material que vai te deixar mais competitivo no mercado de trabalho. Isso pode ser através do currículo ou das suas falas na entrevista de emprego, por exemplo.

Mostre sua versatilidade e tenha sempre paciência para encontrar a melhor oportunidade de emprego para você, de forma racional e que significa uma mudança de vida positiva.