Conheça 5 casos de sucesso no franchising para se inspirar em 2020

O franchising é uma forma de negócio que permite às marcas replicar suas unidades em locais ou mercados diferentes a partir de um mesmo conceito. Funciona exatamente como as franquias. Neste conteúdo, você vai ver alguns casos de sucesso no franchising.

São exemplos de negócios que deram certo nos últimos anos. Portanto, também são apostas para esses novos anos que se aproximam. Considere que são marcas e modelos de negócios que partilharam de ideias diferenciadas dentro de um mercado tão flexível.

1 – CI Intercâmbio e Viagem

Para ter sucesso no franchising, uma boa ideia é se inspirar na rede CI Intercâmbio e Viagem. Ela foi fundada em 1988. No entanto, conseguiu entrar o seu espaço no mercado de franquias 1992.

A marca possui unidades próprias e, com o tempo, adquiriu experiência, entendeu as demandas e necessidades do mercado e ajustou a operação.

Dessa forma, padronizou todos os seus processos e desenvolveu seu sistema de franquias com uma consultoria. Apenas após esse processo inicial é que se tornou uma franqueadora.

Recentemente, em uma entrevista à uma revista, a rede falou sobre o negócio.

“Com o processo de franchising feito no tempo certo e com qualidade, a consolidação foi consequência”, comentou o gerente de franchising da CI Intercâmbio e Viagem, Henrique Munhoz.

Para ele, é muito importante que se esteja atento ao mercado e ao público. “E nunca parar de melhorar, independentemente do tamanho ou do tempo que se tem no mercado”.

Hoje, a CI Intercâmbio e Viagem tem 4 unidades e mais de 100 franqueadas. Assim sendo, para este ano, a ideia é aumentar o número de franquias em 15%.

Como eles pretendem atingir a meta? Através do Office, que é um tipo de investimento focado em um escritório que será instalado em cidades pequenas.

Com isso, a gente consegue notar a visão da empresa, que sempre busca inovação. E o resultado, como foi mostrado, é positivo.

2 – Mania de Churrasco

A Mania de Churrasco também é uma dessas redes que fazem sucesso no país. Porém, ela operou com unidades próprias por 10 anos. Apenas depois disso, conseguiu se consolidar como uma marca forte de modelo para o franchising.

 “Assimilamos o mercado, desenvolvemos fornecedores, entendemos o melhor formato de gestão para as nossas operações até termos um modelo maduro o suficiente para ser replicado com responsabilidade e segurança por meio de franquias”.

Essas são palavras oficiais do diretor de expansão da rede Mania de Churrasco, Marcelo Cordovil, que foram ditas em 2019.

Dessa forma, o investimento é a partir de R$ 800 mil. Inclusive, o conceito já está em 4 estados diferentes, com 6 unidades e 57 franqueados.

Para a marca, um dos diferenciais está em manter as equipes bem treinadas e sempre motivadas. “Para nós, cada detalhe é importante para manter a marca consolidada”, comenta Cordovil.

3 – Terra Madre

O próximo dos casos de sucesso no franchising é o da Terra Madre. Essa é uma rede de empórios especializados em produtos orgânicos e saudáveis. Logo, você já deve imaginar o sucesso. Afinal, esse é um mercado que cresce muito a cada dia.

Descubra 4 franquias saudáveis que fazem sucesso no Brasil

A marca aproveitou o aumento do interesse pela qualidade de vida das pessoas para crescer. Com essa ideia, a franqueadora operou por 1 ano e já expandiu. Hoje, são mais de 16 unidades, sendo 14 franqueadas.

Para dar o suporte necessário aos franqueados, a marca criou departamentos bastante específicos e focados. Entre eles, o financeiro, o de recursos humanos, de compras, marketing, etc.

“Buscamos, diariamente, apresentar novidades aos nossos clientes. Isso significa analisar, avaliar e homologar fornecedores para a rede com frequência a fim de apresentar uma boa variedade de produtos”.

Isso é o que conta a sócia-fundadora da Terra Madre, Leila Oda. Ela também diz que ao todo são mais de 6 mil itens espalhados pelas lojas, que vem de mais de 90 marcas diferentes, o que explica uma parte do sucesso no franchising.

4 – Busger

Quem mora em São Paulo já deve conhecer esse nome. O que você talvez ainda não saiba é que a rede nasceu a partir da compra de um ônibus. Aliás, o idealizador conta que a experiência culinária com a comida de rua foi determinante para o sucesso do negócio.

Como isso deu certo, ele abriu uma segunda unidade. Depois, a ideia de franquias começou a aparecer. Dessa forma, ele estimulou a formatação do negócio. Em 3 anos, entrou como franchising.

“O franchising acaba sendo um caminho natural quando há a expectativa de abertura de um negócio, uma vez que o modelo de gestão das marcas já foi testado”, avalia o sócio-diretor do Busger, Rodrigo Arjonas.

Para ele, o segredo do sucesso está na gestão de cada unidade. “Além disso, é importante aperfeiçoar sempre o sistema de seleção de franqueados, estar atento ao mercado, às oportunidades que se apresentam, conhecer novos potenciais fornecedores etc.”.

5 – Vai Voando

A Vai Voando é uma agência de viagens focada em classes econômicas. Por isso, não é qualquer agência de viagem. Aliás, por isso também é que faz o maior sucesso no Brasil.

Portanto, o foco está em pessoas de classe média baixa que não possuem experiências com viagens aéreas. Isto é, de avião. Inclusive, no ano passado, a marca também se tornou uma rede de franquias. A criação do novo formato levou mais de 1 ano para ser aprovada.

“Hoje é uma empresa mais madura com eficiência operacional. Pertence a um grupo sólido e entende que o êxito é baseado em um modelo de sucesso”, diz o diretor de operações da Vai Voando, Luiz Andreaza.