Seguro Desemprego: Prazo, Agendamento, Solicitar

O Seguro Desemprego é um dos direitos de todos os trabalhadores brasileiros, sendo que tem a ideia de oferecer um auxilio em dinheiro por um período determinado. Saiba como solicitar o Seguro Desemprego e fazer o agendamento para solicitar o benefício.

O agendamento do Seguro Desemprego é totalmente necessário para quem vai solicitar o benefício, sendo que é preciso ser feito pela internet, em um passo a passo simples que você vai descobrir.

Sobre o benefício, saiba que o Seguro Desemprego é pago em até 5 parcelas conforme o tempo trabalhado, sendo que o valor é considerado com base na média dos 3 últimos salários aos meses anteriores à demissão.

Prazo do Seguro Desemprego

Um dos pontos mais importantes para entender exatamente como funciona e quais os benefícios do Seguro Desemprego, considere estar ciente do prazo de solicitação do Seguro Desemprego após a demissão ou impedimento do trabalho.

Então, para o trabalhador forma que foi demitido sem justa causa o prazo para pedir o Seguro Desemprego varia entre 7 e 120 dias após a data da assinatura da demissão. Para os empregados domésticos, o prazo vai de 7 dias a 90 dias.

No caso dos pescadores e trabalhadores que vieram do regime de escravidão, os prazos vão até 120 e 90 dias respectivamente. Já os trabalhadores em Bolsa Qualificação devem notar que o prazo do Seguro Desemprego pode ser pedido em qualquer período durante a suspensão.

Agendamento do Seguro Desemprego

O jeito mais usado para solicitar o benefício do Seguro Desemprego é através do site do Ministério do Trabalho (www.saaweb.mte.gov.br), onde é possível fazer o agendamento do Seguro Desemprego.

Na página é preciso preencher o formulário com o local e o tipo de atendimento, depois o trabalhador pode selecionar o posto de atendimento, além da data e do horário. Assim é feito o agendamento do Seguro Desemprego.

Na hora de ir até o local agendado para o Seguro Desemprego, o trabalhador deve levar o documento pessoal, o contrato de trabalho e a carteira de trabalho também, sendo que tudo deve estar atualizado.

– É imprescindível fazer o agendamento do Seguro Desemprego para ter direito a receber o benefício, sendo que todos os serviços atualmente precisam ser agendados online, isto é, pela internet. Portanto, garanta que seu agendamento do Seguro Desemprego foi concluído.

Documentos do Seguro Desemprego

Depois que agendar o Seguro Desemprego, o trabalhador vai poder solicitar o seu benefício no dia e na hora agendada. Mas, para isso, será preciso comparecer ao posto de atendimento que for indicado portando alguns documentos pessoais.

Quais são os documentos para solicitar o Seguro Desemprego? Um deles é o de documento pessoal, que pode ser RG ou CNH. Tem também a Carteira de Trabalho, o requerimento do agendamento feito pela internet e os documentos do FGTS feito pela empresa.

O último documento exigido para solicitar o Seguro Desemprego é o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), que é acordado entre o trabalhador e a empresa.

Consulta Seguro Desemprego

Antes de agendar o Seguro Desemprego e solicitar o benefício no local indicado, considere que é possível consultar o Seguro Desemprego de forma online e sem precisar sair de casa, tudo pela internet no Site da Caixa Econômica Federal, que é a responsável pelo pagamento.

No Portal do Cidadão será preciso inserir o seu número do NIS (ou PIS) com uma senha cadastrada. E se você nunca acessou o site vai poder criar a sua senha na hora também. Ela será usada para ter acesso a vários serviços online, como o Seguro Desemprego.

Outras maneiras menos simples de fazer a consulta do Seguro Desemprego é através dos canais de comunicação presenciais da Caixa, como os caixas eletrônicos, os atendimentos preferenciais, as lotéricas vinculadas, entre outras.

Sacar o Seguro Desemprego

O saque dos recursos do benefício do Seguro Desemprego deve ser feito em vários pontos presenciais da Caixa, como aqueles citados no caso das consultas. E para realizar o saque do Seguro Desemprego é preciso ter em mãos alguns documentos.

Entre eles, estão: o Cartão Cidadão, a senha do Cartão Cidadão e para quem for direto aos atendimentos Caixa, o usuário também poderá sacar o benefício apenas com a sua Carteira de Trabalho.

Ainda há a opção de sacar o Seguro Desemprego optando pelo débito em conta, que é para correntistas da Caixa, que podem ter o benefício debitado automaticamente na conta, que pode ser uma Conta Caixa Fácil, uma conta Poupança ou as contas correntes.

Seguro Desemprego: Prazo, Agendamento, Solicitar

Direito ao Seguro Desemprego

O Seguro Desemprego é um benefício que pode ser pedido pelos trabalhadores que ficarem sem emprego e que tenham sido dispensados sem justa causa. Portanto, vai ter direito ao Seguro Desemprego aqueles trabalhadores nessa situação.

A ideia geral do benefício é que o trabalhador tenha um auxílio financeiro temporário para que seja usado para custear a vida até que um novo trabalho seja encontrado, sem que isso prejudique negativamente o desempregado.

Só que existem requisitos que precisam ser seguidos para ter direito ao Seguro Benefício. E nós separamos todos eles para você saber se está dentro desse direito ou não. Por exemplo, a regra número 1 é considerar o tempo de trabalho.

Assim, para quem vai solicitar o 1º seguro desemprego é preciso ter trabalhado ao menos 12 meses. Já se o pedido for o número 2, o tempo de trabalho com carteira assinada tem que ser de, ao menos, 9 meses. E, para a 3ª vez, 6 meses de trabalho.

Casos Excepcionais Seguro Desemprego

Os pescadores artesanais têm direito ao que é chamado de seguro defeso, que é um benefício que tem a ver com a época da reprodução dos peixes, quando não é possível fazer a pesca de forma autorizada e sustentável.

Outro caso de direito ao Seguro Desemprego é para os trabalhadores que tenham sido recentemente resgatados do regime de trabalho escravo ou em situação semelhante. Ou os trabalhadores formais com contrato suspenso para participar de cursos de qualificação.

Da redação