Confira 5 dicas para se preparar para uma prova em alguns dias

Pode ser um concurso público ou até mesmo uma prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Aliás, pode ser também uma prova de exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O fato é que tem dicas para se preparar nos dias que antecedem tais provas.

A gente fez uma busca pelas recomendações dos especialistas. E separamos as mais comuns, que geralmente são interessantes para a maioria dos candidatos. Continue lendo para saber mais sobre isso.

Confira 5 dicas para se preparar para uma prova em alguns dias

Levando em conta que todo candidato deve considerar aspectos físicos, mentais e psicológicos nesses momentos. Além, também, do conhecimento que se adquire para tais concursos e exames.

1 – As noites de sono

A primeira das dicas é pensar nas noites de sono. Uma noite mal dormida pode ser o motivo do fracasso em uma prova escrita ou falada, por exemplo.

Por isso, o ideal é criar um ambiente propício ao sono, mesmo que a ansiedade possa atrapalhar e ir contra essa tática de se preparar para provas.

Algumas ideias são: evitar eletrônicos antes de dormir, evitar alimentos pesados à noite, evitar a prática de exercícios intensos de noite. E aí, pode ser interessante o consumo de chás com propriedades calmantes, por exemplo.

2 – O edital da prova

A segunda dica é conhecer o edital da prova, independente de qual ela seja: concursos, Enem, exames, entrevistas de emprego, entre outras.

Isso porque é nesse documento que vão estar todas as informações importantes sobre o exame, como local da prova, dia, horário, entre outros dados. 

E quando o candidato tem essas informações, ele fica mais bem preparado para o exame. Isso porque não vai precisar perder tempo no dia da prova, por exemplo.

3 – As atividades de lazer

O que pouca gente faz, mas é recomendável é evitar o estudo muito assíduo nos dias e nas horas que antecedem o exame. Isso vale para uns 2 dias antes, de modo geral. 

Assim sendo, o que é recomendado mesmo é que as pessoas usem esse tempo para descansar, relaxar e esfriar a cabeça mesmo. Já que o estudo maçante pode causar o estresse.

Logo, entre as atividades recomendadas para essa fase estão: caminhadas, repor o sono atrasado, leituras de romances ou obras mais leves, jogos interativos e esportivos, além de outros.

4 – O uso de remédios

Sobre o uso de remédios, o que os especialistas é que nunca se tome algo que o corpo e o organismo não estejam acostumados. Assim, deve-se evitar novas medicações, exceto com a prescrição de um médico.

Já sobre os calmantes e ansiolíticos, vale a mesma ideia. O que é diferente de tomar um chá para ter uma noite de sono mais leve. Ainda assim, é preciso ver as propriedades das ervas antes para evitar efeitos colaterais.

Em todos os casos, nunca se automedique, nem mesmo para dores de cabeça ou problemas que pareçam ser mais simples.

5 – A socialização

A socialização em grupo é uma forma de encontrar atividades de lazer. Só que é preciso cuidado. Isso porque elas podem ser agitadas demais e prejudicar outras áreas, como o sono.

O que se aconselha é conversar sobre temas atuais, como filmes e jogos, por exemplo. E nunca exagerar na bebida, que pode prejudicar as ideias e a preparação para as provas.

Assim, prefira programas como um café da tarde na casa da vó, que tem um ambiente afetivo, por exemplo. Ou um sorvete com os amigos e até mesmo um cinema com o companheiro.