Saiba como montar um perfil bom no LinkedIn

Grande parte dos profissionais buscam uma recolocação no mercado de trabalho ou até mesmo uma nova oportunidade de emprego em uma empresa que valorize seus funcionários e ofereça boas condições de trabalho, bem como perspectivas de crescimentos e benefícios.

Para isso, muitas pessoas investem na educação como diferencial, seja por capacitar-se dentro da sua área de atuação ou por aprender e desenvolver novas habilidades e conhecimentos em outros ramos profissionais. Independentemente da maneira, quanto mais bem preparado o profissional estiver, mais fácil será para ele conquistar a vaga.

perfil no linkedin
Foto: (reprodução/internet)

Entretanto, uma outra maneira de ficar sabendo sobre outras oportunidades e trocar conhecimentos e experiências é pelo Networking, ou seja, por criar e cultivar uma rede de contatos profissionais. Isso pode ser feito de muitas maneiras, inclusive por redes sociais, como o LinkedIn.

Dicas para um bom perfil no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social de negócios para profissionais com o objetivo de conectar os vários colaboradores de diversas empresas, a fim de proporcionar a troca de experiências. Ativo desde 2003, a plataforma já conta com mais de 600 milhões de usuários.

Mais do que apenas conectar as pessoas, o LinkedIn busca também ser um meio de comunicação entre os trabalhadores e as empresas, no qual é possível visualizar as vagas de empresa abertas em determinada empresa e candidatar-se a ela.

ANÚNCIO

Por isso, é muito importante levar em consideração o aspecto profissional ao criar um perfil no site, visto que será, provavelmente, o primeiro contato entre você e as empresas, além de ser um aspecto importante da sua marca pessoal. Um perfil de qualidade pode ser um diferencial entre você e outros candidatos.

Cuidado com sua imagem pessoal

Para iniciar, é necessário fazer uma conta no site, ao preencher um cadastro rápido e gratuito com seu e-mail e outros dados pessoais solicitados. Ao final desse processo, você irá completar seu perfil com informações relevantes sobre suas atividades e experiências profissionais.

Um aspecto muito importante é a escolha da foto, essencial para causar uma boa primeira impressão. É importante  tomar cuidado com as roupas, iluminação e plano de fundo da foto, visto que uma boa foto de perfil deve transmitir algumas características, como responsabilidade, comprometimento e confiança.

O resumo também é uma parte bastante importante da sua página, visto que, em até 2000 caracteres, você deve passar um resumo sucinto mas também claro sobre sua vida profissional. Por isso, é necessária uma revisão criteriosa para evitar erros de português e procure não se autopromover demais.

Interaja com seus contatos

Além de publicar posts de qualidade, com suas experiências e conhecimentos profissionais, é muito importante demonstrar atividade por interagir com seus contatos. Curtir e compartilhar as publicações de outros promovem o senso de comunidade proposto pelo site, além de te aproximar de novos contatos.

Outra forma de interagir com suas conexões é por solicitar recomendações, e também escrevê-las para outros. O relato de empregadores anteriores, colegas de trabalho e clientes trazem uma boa impressão sobre suas atitudes e realizações profissionais, além de serem uma ferramenta estratégica para dar mais visibilidade e destaque ao seu perfil.

ANÚNCIO