Aprenda como fazer a revisão de um trabalho acadêmico em 3 passos

Sempre ao fim de uma produção de um trabalho acadêmico é preciso fazer a revisão dele. Esse é um ponto crucial que vai fazer toda a diferença para que o produto fique com um nível de excelência. Tem que faça a própria revisão ou quem passe isso para um profissional.

A revisão do trabalho é uma das coisas que mais podem garantir a satisfação do leitor, da banca examinadora e de quem mais tiver interesse no seu trabalho. Isso é o que vai dizer o quão caprichoso e dedicado você foi com o seu trabalho. E é aqui que temos que pensar nos mínimos detalhes.

Aprenda como fazer a revisão de um trabalho acadêmico em 3 passos

Antes de vermos os passos que preparamos, considere que a revisão é um processo trabalhoso, mas fundamental. Assim, temos que estar “enquadrados” nas normas técnicas e na ortografia. E para não errar ou não deixar de fazer uma boa revisão, confira os passos abaixo.

1 – Referências Bibliográficas

O primeiro passo para fazer uma revisão de um trabalho acadêmico é considerar as referências bibliográficas. Assim, considere algumas dicas importantes sobre isso. Por exemplo, dá para conferir a ordem das referências porque elas podem variar conforme a técnica adotada.

Outra coisa é organizar as obras que são do mesmo autor, em ordem cronológica pelo ano de publicação. Também é preciso se atentar ao conteúdo das referências, já que elas devem seguir uma norma de formatação.

Outra dica muito interessante e que pouca gente usa é que dá para reduzir muito os links usados nas referências. Para isso, existe o Google Shortener, que tem exatamente essa função e é uma ferramenta online gratuita.

Para terminar essa parte das referências, considere observar o conteúdo, que deve estar alinhado. E, jamais esqueça de ver se todos os conteúdos citados estão na lista de referências bibliográficas.

2 – Revisão do Texto

O segundo passo é prestar a atenção na revisão do texto. Assim, comece por reduzir os excessos ou os limites de coloquialismo. Também é preciso evitar redundâncias e clichês, que podem desvalorizar o seu trabalho acadêmico.

Ainda sobre a revisão da parte textual, a gente pode falar que substituir palavras repetidas é uma boa ideia. Evitar o uso constante de adjetivos e advérbios também. Além de que a voz passiva pouco deve ser usada.

Por último, saiba que sempre dá para melhorar a precisão de afirmações ou citações vagas. E que a argumentação deve ser sintetizada para evitar ideias repetidas. Agora, uma dica de ouro é rever a abertura do texto porque ele é o que vai agradar ou não o seu leitor.

3 – Revisão Geral

Aqui em revisão geral, a gente fala muito sobre a autoria, o título e o resumo da obra. Por exemplo, sempre se deve confirmar os dados biográficos que foram usados para evitar equívocos. Assim como se deve revisar todo o resumo do trabalho, que acaba sendo muito lido.

E, para terminar as dicas, saiba que se ainda não escolheu o título, é preciso dedicar um tempo de estudo para isso. Não existe regra sobre quando escolher o título, mas, de modo geral, ele vem junto com a organização e produção do trabalho.