Descubra se é melhor usar a reserva ou fazer empréstimo para empreender

Existem momentos na vida em que ficamos com muitas dúvidas sobre as possibilidades que a vida nos dá. Tem gente que se aposenta e pensa logo em abrir o próprio negócio. Por outro lado, nem todo mundo tem uma reserva para isso.

Mas, quando se tem esse dinheiro, será que dá para usar ele para empreender? Ou será que é melhor deixa-lo guardado e fazer um empréstimo para esse fim, do empreendedorismo? A gente fez uma análise sobre tudo isso, saiba mais.

Descubra se é melhor usar a reserva ou fazer empréstimo para empreender

A reserva de emergências

Quem tem uma reserva de emergências, tem mais opções para empreender em qualquer fase da vida. Afinal, quase todo novo negócio exige alguns recursos iniciais, né. E aí que com a reserva já dá para começar ou mesmo impulsionar o negócio.

Só que isso nem sempre vai ser recomendado. E o motivo é pensar nos porquês você tem e juntou a reserva. Se for uma reserva que você tem para a aposentadoria, saiba que se tirar ela, vai ter problemas em pagar as contas.

Assim, tem muita gente usa o FGTS para empreender. Isso pode até dar certo, só que não é o recomendável, se você não tem outros recursos para viver a vida de aposentado. E se o seu salário de aposentado é baixo. Agora, se você tem outras rendas, aí é outra conversa.

ANÚNCIO

Agora, a situação da reserva pode ser boa em alguns casos. Quem tem recursos no FGTS, tem previdências ou outras fontes para viver, aí sim usar a reserva pode ser uma boa ideia. Mas, lembre-se que você vai ter que apelar para os outros recursos se imprevistos acontecerem.

O empréstimo para empreender

Por outro lado, considere que quem não tem reserva de emergências também não deveria fazer empréstimos para empreender. Isso porque você aumenta o seu custo mensal, já que terá a nova parcela do crédito que foi feito, e estará desprotegido se algo acontecer de ruim.

Imagine que ruim seria se você faz um empréstimo para empreender e antes mesmo de o negócio começar a dar certo, você tem um imprevisto. O que você vai fazer agora? Nem sempre o banco vai te oferecer um novo crédito.

E mesmo que fizesse isso, você ficaria com parcelas bem altas no fim do mês, né. Aí, começa a acumular as contas, os juros começam a comer e você vai entrar em dívidas bem rápido. Isso afeta todo negócio que você está planejando.

Assim, o que se pode notar é que antes de fazer qualquer coisa, o ideal é que se tenha uma reserva de emergências para custear os imprevistos que a vida nos traz. E eles acontecem com todo mundo, está bem?

As taxas

Para terminar o conteúdo, leve em conta que se ainda assim você quiser fazer um empréstimo para iniciar o seu projeto ou dar uma alavancada nele, você pode. Mas, saiba que uma ideia inteligente é analisar as taxas de juros e o Custo Efetivo Total. Todo banco ou financeira é obrigada a fornecer esses dados.

ANÚNCIO