3 especialistas dão dicas de como realizar um evento de sucesso – confira

Você pode ser um empreendedor de uma grande marca ou pode ser o gestor da área de eventos de uma empresa. O fato é que realizar um evento de sucesso nem sempre é tarefa fácil. Por isso, estudar o assunto é bastante indicado.

Nesse conteúdo, a gente vai trazer opiniões de 3 especialistas da área, que foram entrevistados recentemente por revistas e jornais impressos e deixaram as suas opiniões. Assim, fizemos uma análise do que mais pode ser útil para quem vai organizar um evento.

Continue lendo para saber mais e considere ser opiniões de especialistas da área, que já organizaram muitos eventos anteriormente e agora dão suas dicas para os iniciantes, que querem ter sucesso com isso também.

1 – Géssica Romanini (Cabana Burguer)

Géssica diz que é muito importante aprender com os erros. Inclusive, ela já começa a sua fala dizendo que a operação de um evento não tem muito a ver com a operação de uma loja.

Veja: “Tem que planejar com antecedência todas as fases, conhecer o espaço, deixar a produção alinhada”. Continuando, ela diz que a empresa aprendeu errando. Portanto, todo empreendedor deve sempre levar na bagagem os erros, que serão aprendizados.

ANÚNCIO

E ainda faz uma lista de dicas para quem vai realizar um evento de sucesso:

  • Levar o máximo de coisas prontas para o local do evento
  • Pensar no espaço de produção
  • Manter o padrão organizacional
  • Ter sempre um cardápio reduzido

Isso porque, segunda ela, o cliente sabe o que quer e atualmente tem uma opinião muito bem formada com aspectos ambientais e sociais. “Também levamos nosso carro refrigerado para garantir que o produto vai estar fresquinho”.

Até sobre a própria energia ela comentou. “Optamos por investir nisso para garantir qualidade de produto”. Além disso, “para a equipe, levamos sempre os melhores das lojas. E temos sempre coordenadores para correr atrás de qualquer coisa que possa dar errado”.

Problemas todo evento pode ter. Inclusive, ela diz que o maior problema que teve foi vender menos itens do que a expectativa. Então, “aprendemos com o erro a fazer as contas direitinho para não termos desperdício”.

2 – Sibele Xerfan (Blondine)

A Sibele é a fundadora da Blondine e fala muito sobre marca e público-alvo. “O primeiro passo para realizar um evento de sucesso é verificar se o seu público-alvo condiz com a estratégia da marca”, ela avalia.

Então, a partir da resposta é preciso refletir sobre o que será feito.

Em caso positivo, se há uma relação da marca com o público-alvo, vale a pena criar um evento tendo em vista medidas cautelares. E a especialista citou algumas dicas para quem está começando também. Confira:

  • Planejamento – montagem, cenário, operação, logística, fornecedores
  • Checklist – conseguir seguir os prazos do planejamento e atingir o resultado
  • Montagem – ter flexibilidade para adaptar algo que não saiu como o esperado
  • Improvisar – para que o público não perceba a falha
  • Treinamento e orientação da equipe – para que se sintam confortáveis

Por último, a CEO fala que para medir os resultados sempre se deve considerar o financeiro. “É importante, mas medimos também a captação de prospecção e divulgação nas redes”.

3 – Eduardo Ferreira (Cinnecta)

A última dica sobre como realizar um evento de sucesso vem do Eduardo. Para ele, o diferencial pode estar em selecionar um público de forma estratégica. Ele é responsável pelo patrocínio do CIAB Febraban, maior congresso de TI no mercado financeiro da América Latina.

“Além de atuarmos como expositores ao lado de renomados negócios, fomos uma das únicas empresas brasileiras a patrocinar o evento”, avalia. Ele também conta sobre a participação em painel que tem tudo a ver com a marca, o dos bancos.

Ele também comenta que essa participação contribuiu muito para o fortalecimento da imagem da empresa. “Quando as pessoas passavam pelo nosso estande, reconheciam o nosso jeito de ser, nossas cores e nosso propósito”.

Além disso, ele fala que os parceiros e clientes frequentam esse evento e veem como uma ótima oportunidade de fortalecer e estreitar relacionamentos.

de como realizar um evento de sucesso

Brindes?

O Eduardo ainda fala sobre os brindes que são fornecidos nesses eventos, que podem ser formas de agradecimento e, ao mesmo tempo, propagação da marca.

“Como pensar no brinde sem conhecer os hábitos do nosso convidado?”, ele reflete. E responde a si mesmo: “Selecionamos um público estratégico para a empresa e enviamos um hotsite no qual ele poderia escolher entre uma cerveja artesanal ou um café gourmet”.

Bônus – conheça alguns apps para ajudar na organização do evento

Agora sim, para terminar este conteúdo sobre realizar um evento de sucesso, considere esse bônus, que trouxemos algumas dicas tecnológicas. Você sabia que pode usar aplicativos para te ajudar na organização?

Empreendedor do Futuro – será que isso existe mesmo?

O Evernote é um dos principais. Ele é gratuito e integra várias pessoas, que podem colaborar na organização. Também pode ser baixado em celulares e usado no computador. Para facilitar, ele permite que 3 usuários integrem as informações instantaneamente.

Depois, tem o Eventbrite, que é bem mais focado em eventos. Ele permite que você proteja a sua página no celular, promova eventos, tenha uma lista de convidados e acompanhe o progresso em tempo real.

ANÚNCIO