Quem pode financiar os estudos com o Fies?

A Universidade tem sido sonho de muitas pessoas porque proporciona experiência e conhecimento para várias áreas dentro do mercado de trabalho.

Mas, e quem não possui condições de custear sua graduação? Existem formas de buscar alternativas para isso, sendo que uma delas é solicitar o financiamento estudantil do Fies.

Quem pode financiar os estudos com o Fies?

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal destinado a estudantes que não possuem condições de pagar sua graduação na educação superior em universidades privadas no país.

O programa foi criado no ano de 1999 e até os dias de hoje é muito usado pelos estudantes devido suas atualizações, que facilitam com que não seja necessário o pagamento de juros no final da graduação – e em outra modalidade tem o pagamento de juros.

Tudo depende dos dados informados no cadastro e a veracidade dessas informações comprovadas.

Quem pode financiar o estudo?

Para aqueles que desejam utilizar o financiamento estudantil é necessário que o candidato tenha participado de uma das edições do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir do ano de 2010.

E isso tem a ver com o curso na qual o candidato pretende financiar os estudos.

Lembrando que o curso deve ter avaliação positiva pelo MEC (Ministério da Educação) e o aluno precisa ter obtido nota mínima de 450 pontos e não tenha zerado a redação.

Além disso, existem alguns requisitos socioeconômicos exigidos para assim concorrer em uma das modalidades, como possuir renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa (Modalidade Fies) ou  até 5 salários mínimos mensais, por pessoa (Modalidade P-Fies).

Documentos necessários

A validação das informações apresentadas na inscrição é feita através de apresentação de alguns documentos, como documentos de identificação do estudante e dos membros do grupo familiar citado.

Além do comprovante de residência, comprovante de conclusão do Ensino Médio e comprovante de rendimentos dos familiares que comprovem a renda familiar citada no momento da inscrição.

Dentre esses documentos, no momento dessa etapa é apresentada uma lista dos documentos que servem como comprovantes, podendo variar de uma instituição de ensino para outra.

Com isso, a contratação do financiamento se torna mais simples do que muita gente acha e faz com que o sonho dos estudantes adentrarem uma instituição de ensino e iniciarem sua graduação, se torne realidade.

Como participar do Fies?

Para solicitar o financiamento o candidato deve acessar o site SisFies, informar todos os dados pedidos e confirmar o cadastro através do e-mail.

Após isso, o estudante pré-selecionado deve entrar novamente no site do programa no prazo estipulado para realizar a inscrição e a partir daí começar a concorrer a vagas de acordo com sua seleção de preferência e nota de corte.

Caso seja disponibilizado ao candidato alguma vaga é necessário que o mesmo compareça até a instituição de ensino na qual foi aprovado, valide suas informações e, após isso, vá até o banco selecionado na inscrição, para a contratação definitiva do financiamento junto ao banco.