Descubra quais são características de um empreendedor serial

Na definição mais simples, a gente pode ver que o empreendedor serial é aquele que tem a habilidade de empreender. Logo, é uma pessoa que tem a aptidão por criar vários negócios. Será que você é um deles? Veja quais são características de um empreendedor serial.

Aliás, saiba que quando uma empresa se torna um grande negócio, esse tipo de empreendedor migra para outra ideia – e faz com que ela se torne um grande negócio, também.

Independente do motivo que o leva a isso, saiba que ele é chamado também de multiempreendedor. Pode ser por necessidade, para ter negócios em vários mercados ou até mesmo para enriquecer, o mais importante é ver que ele é ótimo com inovação.

Portanto, aqui está uma das principais características dessa pessoa. Mas, não é só isso, obviamente. Portanto, continue lendo para saber mais sobre esse tipo de empreendedor que tem ganhado cada vez mais espaço aqui no Brasil.

A experiência

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) fez um estudo e mostrou que 84% das redes pesquisadas têm, em seus quadros, parceiros com multiunidades. O que é isso? Ele contra mais de uma franquia ao mesmo tempo.

ANÚNCIO

Tânia Zambom é uma especialista em desenvolvimento humano, que tem notado essa questão do multiempreendedorismo no Brasil. Ela diz que isso começou a se intensificar a partir de 2011 no mundo e chegou há alguns anos aqui no nosso país.

Para a revista Gestão e Negócios (edição 129), ela deu uma entrevista e comentou que “a primeira razão para que haja mercado é o cenário econômico que torna mais interessante apostar em vários negócios ao mesmo tempo para assegurar que algum desse certo”.

Ela ainda fala que outro ponto importante que foi observado em suas pesquisas é sobre o conhecimento do empreendedor, que ajuda a gerar as oportunidades. “O empreendedor serial aproveita a experiência que conseguiu na sua trajetória para fazer um portfólio de negócios”.

A administração – Dessa forma, podemos encontrar mais uma das respostas para a pergunta sobre quais são características de um empreendedor serial: o poder de delegar a alguém a gestão do negócio. Essa é outra análise de Zambom.

O consumo

Na mesma linha, o docente da HSM University, Julio Araújo da Silva Junior, vê que “as diversas oportunidades que são resultado das sinergias dos setores e as tecnologias disruptivas têm ampliado consideravelmente o nível de oportunidades no Brasil e no mundo”.

O que ele quer dizer com isso? De um modo simples, Julio fala que os novos consumidores têm procurado as chamadas “experiências de consumo”. E é justamente isso que dá espaço para os novos negócios e também para os novos mercados.

Sendo assim, o multiempreendedor ou o empreendedor serial acaba assumindo o papel de “viabilizador de ideias”. Ou seja, ele é como uma ponte entre a necessidade do consumidor e a oportunidade de mercado.

E para completar essa ideia da análise do consumo, considere que um bom exemplo é o Peixe ao Cubo. A empresa comenta que a ideia foi “unir o restaurante e a peixaria no mesmo lugar”. Sendo assim, “respeitando um hábito muito comum hoje, que é o delivery”.

Os segmentos

A Kopenhagen é um dos melhores exemplos de empresas que permitiram essa visão empreendedora serial, que vão em várias redes, várias marcas, vários produtos.

Por exemplo, a empresa inovou com uma nova marca de chocolate, a Chocolates Brasil Cacau. Essa é uma marca nova, mais democrática, para toda hora e ocasião, como a própria marca diz. Sendo que já são mais de 400 lojas em todo país.

Renata Vichi entra nessa história e acaba sendo outro exemplo, ela é sócia da Lindt no Brasil e está à frente do KOP Koffee, uma das cafeterias da marca.

De acordo com Vichi, as marcas podem estar inseridas no mesmo segmento, no entanto, mantendo as personalidades individuais. “Saber preservar e explorar as características de cada marca e entender de maneira minuciosa o perfil e a jornada do consumidor”.

quais são características de um empreendedor serial

Quais são características de um empreendedor serial

Para terminar esse conteúdo, a gente trouxe aqui todos os comentários dos especialistas. Fizemos uma espécie de resumo para você saber se tem as habilidades que são comuns entre os vários multiempreendedores que estão ativos no mercado nacional.

  • Inovação (visão)
  • Experiência (conhecimento)
  • Gestão (administração)
  • Consumo (experiência do público)
  • Segmentos (complementares)

Sendo assim, devemos notar que não se trata de ser apenas um bom líder ou conhecer de vendas ou entender tudo sobre o marketing digital para as vendas. A verdade é que esse empreendedor é realmente multi, ao passo que entende todas as áreas de um negócio.

  • Primeiro, se tem uma visão inovadora de um processo que pode dar certo.
  • Então, você une isso com a sua experiência profissional.
  • E sempre contando com pessoas que podem gerir a sua ideia.
  • Depois, considera o consumo do público, que é bastante versátil.
  • Por fim, une as várias marcas, que devem ser complementares.

Logicamente, esse não é um passo a passo para você se tornar um desses empreendedores, que é tendência no mercado. De qualquer modo, serve para você como tudo se encaixa para que o novo negócio prospere.

ANÚNCIO