Veja como saber se está na hora de pedir aumento salarial no trabalho

ANÚNCIO

A gente sempre acha que poderia estar ganhando um pouco mais, não é verdade? E não tem problema nenhum nisso. Afinal de contas, muitas vezes a gente merece mesmo. No entanto, existem formas de saber se é a hora certa de pedir aumento salarial no trabalho.

Até mesmo porque é muito importante como profissional buscar sempre crescer e ser valorizado. O que não pode é passar por cima do patrão e exigir um aumento sem estabelecer critério algum. Aliás, isso pode ser um verdadeiro tiro no pé.

ANÚNCIO

Existe a hora e a forma correta para ser fazer esse pedido. Sendo assim, é sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje. Pode ser que este ano seja o mais próspero para você começar a ganhar um pouco mais, através do seu merecimento.

A preparação e a reavaliação

Não adianta você acordar em uma linda segunda-feira e simplesmente acreditar que seu patrão vai lhe dar um aumento apenas porque você pediu isso. Você precisa estar preparado para essa conversa e se rodear de argumentos plausíveis.

Desse modo, você precisa mostrar com dados, números de ações porque acredita que deveria receber um aumento da sua empresa. Isso nada mais é do que demonstrar para ele que você está sendo útil para o crescimento da companhia.

Aliás, como você tem influenciado nos lucros da empresa? Aliás, os setores estão crescendo por sua causa? É por que resolveu algum problema que estava dando muitos gastos? Comece a se ver como parte integralmente e importante da empresa.

Por isso, você precisa também avaliar sua conduta, se realmente está atingindo aquilo que lhe é pedido e se os seus superiores estão satisfeitos com suas atuações.

Plano de carreira!

A avaliação também deve ser feita na empresa. Entenda como funciona (e se tem) o plano de carreira e se ela está com uma saúde financeira boa. Pode ser que o seu setor esteja bom, mas se o déficit no geral for maior, então, não existe clima para fazer o pedido (mesmo que você mereça isso).

A pro atividade e o foco

Convencer o seu chefe a lhe dar um aumento pode ser um processo mais demorado que uma simples conversa. Jamais ele vai aceitar isso sem pestanejar. Afinal, a empresa precisa fazer as contas e ele ver as possibilidades que existem nisso.

Dessa forma, comece sendo proativo e pergunte o que está faltando. Por exemplo, se ofereça para fazer mais funções. Deixe claro que aquilo será bom para a empresa.

Outra forma de se mostrar interessado no seu emprego é sempre estar estudando, fazendo cursos, aprendendo outros idiomas ou técnicas que podem ser empregas para melhorar sua função.

Mas, nunca use o discurso que precisa receber a mais para fazer isso. O ideal é fazer o contrário: mostre na prática que o investimento está sendo produtivo.

Outro erro grande é querer justificar o aumento com problemas familiares. Seu foco deve ser somente na empresa, ninguém quer saber se você está a fim de comprar um carro ou viajar no fim do ano ou se tem alguém doente na família.

Os grandes projetos e as projeções

Mais uma forma de conseguir agilizar o processo de convencimento do patrão em lhe pagar mais é participar de grandes projetos que envolvem todos os funcionários. Você jamais deverá ficar de fora disso se quiser pedir aumento salarial no trabalho.

Alguns gestores ou superiores que normalmente você não tem contato podem acabar notando toda sua força de vontade e entender que estão diante de um profissional valoroso.

Em algum desses projetos talvez consiga fazer algo importante para a empresa. Por exemplo, efetuar uma venda que rendeu R$ 1 milhão e descobrir que no ano posterior existe uma forma de receber o dobro ou triplo disso, pode ser seu trunfo.

A dica não é cobrar pelo o que fez, pois estava sendo remunerado por isso. Mas, sim mostrar um projeto explicando que pode fazer muito mais no próximo ano. Esse argumento pode ser aquilo que estava procurando.

A sua função na empresa e o momento da conversa

Veja como saber se está na hora de pedir aumento salarial no trabalho

Entender quais são os cargos e as funções da empresa é muito importante. Com isso, você pode descobrir que está acumulando tarefas que não condizem com sua realidade. Por exemplo, ser Junior e estar fazendo trabalho de um Sênior.

É muito mais barato que aumentem seu salário do que fazer uma nova contratação. E é importante que você saiba disso, viu.

Além disso, saber como funciona a empresa pode lhe render a oportunidade do momento ideal para o pedido.  Elas fazem planejamento financeiro de todos os salários, antes de começar o ano de trabalho.

No caso de uma usina, o momento ideal para pedir aumento salarial pode ser antes de começar a safra, quando estão fazendo novas contratações, mostrar seu valor nesse momento, pode ser sua chance fazer seu superior pensar com carinho no seu aumento.

A coragem e a paciência

Quando finalmente achar o momento perfeito para pedir seu aumento, considere alguns pontos. Você deve estar com a reunião marcada, mostrar todos seus argumentos, projeções e planos para a empresa.

Então, após isso, a próxima dica é: seja corajoso, supere o constrangimento e nunca use um tom de ameaça ou que esteja desmotivado. Isso porque o seu chefe pode estar desconfortável com a situação e qualquer deslize pode ser prejudicial.

4 dicas para saber o momento de pedir um aumento de salário

Não espere uma resposta naquela mesma reunião, ele pode ter sido pego de surpresa ou precisa fazer uma consulta no financeiro ou com algum sócio. Caso seu pedido seja rejeitado, não desanime, continue batalhando. A empresa precisa alguém que ajude a solucionar problemas e não que crie novos. Entendido?