Conheça 5 maneiras de pagar a mensalidade da faculdade com desconto

É só virar o ano que os gastos familiares e pessoais parecem se multiplicar, não é mesmo? Para quem estuda no ensino superior, o gasto com o curso é bem alto, ainda mais porque tem a rematrícula. Por isso, selecionamos aqui 5 formas que existem atualmente para pagar a mensalidade da faculdade com desconto.

Essas são maneiras que podem ajudar muito a ter uma economia que varia de faculdade para faculdade. Em alguns casos, dá para ter mais de 20% de desconto, quando os benefícios podem ser somados. Assim sendo, conheça os principais que serão oferecidos pelas instituições em todo o país.

As maneiras de pagar a mensalidade

Inclusive, ao final do conteúdo temos também algumas ideias de bolsas de estudos. Dessa forma, em alguns casos dá para conseguir estudar de graça, parcelar as mensalidades ou ter descontos de até 50% na parcela que é paga mensalmente.

1 – Desconto de Pontualidade

O mais conhecido dos descontos que se pode ter ao pagar a mensalidade de um curso de graduação em uma faculdade é o de pontualidade. Por isso, você deve conhecer essa opção.

Isso porque praticamente todas as grandes instituições financeiras e centros universitários oferecem essa possibilidade.

ANÚNCIO

Inclusive, o nome é bem sugestivo e você já deve saber do que se trata. O desconto de pontualidade é útil para quem paga o boleto da faculdade antes do vencimento. No entanto, o problema é que nem sempre se tem muito tempo para fazer isso.

Ou, então, o boleto vence em dias que não combinado com o seu recebimento do salário. Por exemplo, você recebe o seu pagamento no dia 10. Mas, para ter o desconto da mensalidade você tem que pagar o boleto até o dia 2. Isso complica um pouco.

O planejamento

De qualquer forma, se você tem um bom planejamento financeiro, pagar com antecedência pode te gerar um desconto significativo, que em alguns casos chega a 10% do valor total da mensalidade da faculdade.

2 – Desconto por Assiduidade

Assiduidade é o quanto você frequenta as aulas. Isto é, o quanto você é assíduo aos estudos. Portanto, temos aqui uma segunda opção de como pagar a mensalidade da faculdade com desconto. Sendo que essa situação valoriza muito a frequência dos alunos nas aulas.

Essa situação também costuma ser aderida pela maioria das escolas. Nesse caso, o motivo tem a ver com a valorização da frequência do aluno e, consequentemente, boas notas. O resultado é que quem mantém boa presença pode ter algum desconto no outro mês ou ano.

Desconto de quanto?

O problema é que não existe uma regra ou média para isso. Algumas faculdades dão desconto progressivo e outras possuem valores mais fechados.

3 – Desconto Familiar

A outra queridinha das universidades para gerar descontos aos alunos tem a ver com o desconto familiar. Inclusive, o nome também é sugestivo. Obviamente, quanto mais gente da mesma família na mesma universidade, maior o desconto para cada um deles.

Por exemplo, um pai que custeia o estudo dos filhos, se matricular eles num mesmo centro universitário poderá ter desconto de até 20% para o pagamento de cada uma das mensalidades. Inclusive, existe uma variação do valor e do número de pessoas para cada instituição.

Empresarial

Nesse tópico também vale citar outra opção para pagar a mensalidade da faculdade com desconto, que é o desconto empresarial. É a mesma ideia do familiar. Nesse caso, só que ao invés de serem dados para pessoas da mesma família é para estudantes da mesma empresa.

4 – Desconto por Parceria

Um novo tipo de desconto que pode ser gerado no mercado de estudos tem a ver com parcerias. Isso ainda é raro, mas já pode acontecer. É quando uma faculdade tem parceria com um banco, por exemplo. Desse modo, quem paga em débito automático tem desconto.

Isso é bom para a faculdade, que vai receber o dinheiro sem atraso. E é bom para o banco, que vai ter uma movimentação na conta corrente do seu cliente. Assim como acaba sendo bom para o estudante, que consegue o desconto na mensalidade.

Como falamos, ainda é um caso bem menos comum, mas que deve se estender e se tornar mais conhecido nos próximos anos. Portanto, vale a pena ficar de olho nisso.

5 – Desconto de Iniciação Cientifica

Essa opção para pagar a mensalidade da faculdade com desconto funciona como uma espécie de bolsa de estudo. Basicamente, após estar na faculdade, o aluno poderá se inscrever em alguns programas, como de iniciação cientifica.

Aí, se ele for o selecionado, ele poderá receber dinheiro para esse tipo de estudo/trabalho. Em alguns casos, o valor pode ser usado, automaticamente, para gerar o desconto na mensalidade do pagamento da faculdade também. Dessa forma, acaba sendo uma ótima forma de conseguir o desconto mensal.

Em outros casos, o aluno recebe mesmo o dinheiro na conta e pode usar como quiser. Inclusive, esse é o caso daqueles valores que são pagos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

OUTRAS BOLSAS DE ESTUDO

Conheça 5 maneiras de pagar a mensalidade da faculdade com desconto

Como mencionamos acima a bolsa de estudo, saiba que além dos descontos na mensalidade também existem outras formas de se ter a bolsa de estudo. Uma delas é através da iniciação cientifica, como foi dito acima. Por sinal, as outras são: por idade, por mérito e através dos programas do governo.

Saiba como simular online o financiamento estudantil do FIES

Assim, entre os programas do governo que oferecem bolsas de estudo, os mais conhecidos são: ProUni (Programa Universidade para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Aliás, isso tudo sem contar ainda com o financiamento privado das faculdades.

ANÚNCIO