Saiba como criar um orçamento para viajar ganhando pouco no mês

A maioria dos brasileiros afirmam que ganham muito pouco todos os meses. E é difícil encontrar aquele que julga o seu salário como justo. No entanto, a gente sabe que um dos sonhos e das atividades que o brasileiro mais ama na vida é viajar, né.

Então, fica aquela dúvida sobre o fato de viajar com pouco dinheiro. Será que isso dá certo? Será que tem como? Como fazer? É por isso que a gente criou este conteúdo. Continue lendo para descobrir algumas das respostas e comece a pensar diferente desde agora.

Saiba como criar um orçamento para viajar ganhando pouco no mês

O que é pouco dinheiro

A primeira coisa importante é considerar que essa questão de pouco dinheiro é bastante relativa, né. É claro que a gente sempre acha que poderia ganhar mais. Só que será que se a gente ganhasse mais também não gastaríamos mais?

Muitos estudiosos dizem que a questão é sobre quanto se ganha e sim sobre o quanto se gasta. Por isso, mesmo que você ganhe pouco, como um salário mínimo ou menos do que isso, considere ser possível realizar sonhos, como as viagens.

Lembre-se que a questão é sobre o quanto você gasta e o quanto você vai conseguir poupar para realizar esse sonho, ok?

A economia de dinheiro

Assim sendo, mesmo que você ganhe pouco, considere que será preciso fazer uma economia de dinheiro. E mesmo que você diga que não dá para economizar mais, saiba que dá. Sempre tem jeito de cortar algum serviço ou diminuir na conta de água ou de luz, por exemplo.

São os pequenos cortes que fazem toda a diferença. E o seu plano de celular, de internet, de TV a cabo… Você precisa de tudo isso mesmo? Aliás, você ainda paga plano de TV mesmo com a Netflix aí? Bem, ainda temos que considerar aquelas coisas que você tem em casa e não usa.

Talvez, você pode vende-las e fazer um dinheiro extra para agregar valor no seu orçamento viu. O importante é considerar que a economia de dinheiro está em toda parte, desde os seus hábitos diários até mesmo na forma como você vive a vida. E sempre dá para economizar.

O orçamento financeiro

A partir do momento que você sabe quanto ganha de renda mensal e sabe que dá para economizar dinheiro, aí o próximo passo é criar um orçamento financeiro que seja focado na sua viagem. Talvez separar 5%, 10% ou 15% do salário para esse fim seja uma boa ideia.

O importante é que você respeite o seu bolso, o seu dinheiro e o seu tempo. Note que tão importante como guardar dinheiro e separar parte da renda é saber quanto tempo terá para realizar o sonho.

Quanto mais você conseguir economizar, mais rápido o sonho vai se tornar realidade. Mas, o importante é ser frequente e paciente porque se você quiser ir rápido demais pode acabar trocando os pés pelas mãos.

A realização da viagem

É dessa forma e pensando nisso que você realiza a sua viagem. Considere tudo isso e saiba que nessa sopa de ingredientes a sua determinação e foco é que vão fazer a diferença. Nem sempre você vai realizar sonhos no tempo que gostaria, porém, se for disciplina isso vai acontecer o mais breve do que imagina.