O que é o programa de trainee e como funciona?

O programa de trainee é um programa direcionado para contratação de universitários em último período de um curso de graduação ou pós-graduação. Assim, torna-se uma ótima oportunidade de emprego para muitos jovens.  

É um programa que muitas empresas desenvolvem e que tem por objetivo uma ação de liderança  a fim de capacitar jovens para o mercado de trabalho. O programa, geralmente, tem duração médias de 1 a 2 anos, dependendo da empresa e de seus interesses.

O que é o programa de trainee e como funciona?

Ele é feito em parceria com diversas empresas espalhadas por todo o país que juntas oferecem milhares de oportunidades para que universitários e/ou recém formados sejam inclusos ao mercado de trabalho da melhor maneira possível.

Quais as áreas de atuação?

Sendo que o foco é valorizar o estudante e capacitá-lo com foco na liderança, algumas áreas de destacam como principais nessa opção de programa: Financeiro, Jurídico, Vendas, Gestão de pessoas e Marketing.

Como é o processo?

Os trainees são preparados para assumirem cargos de liderança ao final do programa e terem possiblidade de tomarem decisões estratégicas nas empresas.

ANÚNCIO

Assim, quase sempre passam por um processo chamado job rotation, onde vivenciam experiências em vários setores da empresa e desde as pequenas às grandes áreas da empresa.

A ideia é justamente a de que assimilem os processos, as estruturas e tenham uma visão geral de negócio e principalmente dos cargos.

Com é a contratação?

Após isso, o trainee tem a possibilidade de escolher uma área específica para atuar, onde o mesmo desenvolve projetos estratégicos e propostas de melhorias para aquela área, sendo tudo avaliado no final do processo de treinamento.

Conseguindo bom desempenho, há possibilidades de conseguirem cargos de liderança dentro da empresa, como, por exemplo, gerente do setor.

O trainee trabalha em carga horária de 8 horas diárias, tendo cargos e remunerações que variam entre R$ 2 mil a R$ 7 mil.

Quais os requisitos?

Os requisitos são muito importantes, já que o programa é uma porta de entrada bastante significativa para empresas.

Os processos são rigorosos em termos de perfil e são processos longos, que normalmente durante de 2 a 3 meses, com etapas online e provas, até que se chegue em entrevista final.

Os principais requisitos cobrados são: Proatividade, Dinamismo, Ousadia, Visão Crítica, Pensamento Sistêmico, Capacidade de Aprender Rapidamente, Espírito de Liderança, Inglês e/ou Espanhol Fluente e Domínio da Informática.

Como encontrar as vagas de trainee?

Não há um único site para a busca de vagas de trainee, portanto, o interessado deve buscar na internet, indo a sites das próprias empresas contratantes ou acompanhar sites de empresas que trabalham em parceria com empresas que disponibilizam as oportunidades.

Como o processo é rigoroso, não basta encontrar a vaga e se candidatar a ela, é necessário a persistência durante todo o processo, realizando tudo o que for proposto pela empresa, para que assim, haja maior possibilidade de contratação.

No site Seja Trainee, por exemplo, você encontra vagas diárias de empresas que procuram por trainees para preenchimento de seu quadro de funcionários, entre no site, encontre a vaga que maior te interessa e faça sua inscrição.

ANÚNCIO