Veja 5 motivos para usar o Google Acadêmico em pesquisas referenciais

Você sabia que hoje em dia não tem mais que ficar indo em bibliotecas públicas para fazer pesquisas, né? O Google está aí para provar isso. Mas, como é que você tem feito suas pesquisas no Google? Se você não sabia ainda, considere que o Google tem uma ferramenta focada em artigos, teses, pesquisas, etc. É o Google Acadêmico.

Abaixo, a gente listou bons motivos que todo mundo tem para usar o Google Acadêmico. Por exemplo, o fato dele ser gratuito e confiável. Mas, não é só isso: ele também permite a publicação de conteúdo dos usuários, o que é incrível e de graça.

Veja 5 motivos para usar o Google Acadêmico em pesquisas referenciais

1 – É uma fonte CONFIÁVEL

A primeira coisa a ser pensada é que o Google é uma das marcas mais conhecidas do mundo. Por isso, é uma das mais confiáveis também. Inclusive, suas ferramentas são ótimas referências para estudo e pesquisa.

E o Google Acadêmica entra nessa lista. Ele é alimentado por pesquisadores e pessoas que vão além da pesquisa comum do Google. Por exemplo, o buscador consegue enumerar as vezes que um trabalho foi referenciado por outras pessoas. E isso dá credibilidade para a fonte.

2 – É uma ferramenta GRATUITA

O segundo ponto dos mais importantes para quem está em dúvida sobre usar ou não o Google Acadêmico é saber que ele é uma fonte gratuita. Assim, você não paga nada para usar. Ao mesmo tempo, tem em suas mãos milhares de informações confiáveis.

Vale lembrar que quem quer indexar pesquisas à ferramenta também não paga nada por isso. Logo, trata-se de uma ferramenta gratuita mesmo e sem pegadinhas.

3 – É uma fonte ampla de INFORMAÇÕES

O Google Acadêmico tem um acervo amplo de informações e com assuntos dos mais variados. Tem teses, artigos científicos, dissertações, resumos, livros, etc. Além disso, tem materiais que vem de revistas e periódicos, como a Scielo.

Lembrando que os próprios autores podem indexar suas pesquisas no Google e isso torna a ferramenta totalmente democrática, levando informação de qualidade para todo o mundo.

4 – É uma forma de fazer BUSCAS refinadas

Uma busca refinada nada mais é do que uma busca filtrada, sabe? Apesar de ter muita informação e conteúdo no Google Acadêmico, saiba que você pode fazer buscas com base naquilo que você está pesquisando.

Logo, dá para filtrar resultados, pesquisar sobre determinados resultados, obter resultados esperados e até mesmo ir direto no ponto que faz sentido para você. Isso é bem legal de fazer e torna a ferramenta muito útil para os dias atuais.

5 – É uma forma de ter espaço para a sua PUBLICAÇÃO

Para terminar o conteúdo, vale citar o fato de que, como já mencionamos aqui, o Google Acadêmico é democrático. Assim, ele permite à todos os usuários que façam a publicação e indexação de seus trabalhos.

Portanto, a gente pode ver que é uma maneira inteligente e excelente de aumentar a visibilidade e a credibilidade das publicações, sejam as teses, artigos, estudos, etc. Afinal, ter um artigo no Google pode dizer muito sobre você e a sua pesquisa.