Descubra 4 motivos para realizar um curso de idioma por intercâmbio

Saber um segundo idioma pode ser essencial para se dar bem no mercado de trabalho. É um diferencial na hora de conseguir um emprego e é importante para se diferenciar quando já está contratado.

Quem não domina outra língua, procura várias formas de conseguir falar o novo idioma é um desafio. Uma ideia é fazer um curso de idioma em um intercâmbio, modalidade mais vendida em 2019, segundo pesquisa Selo Belta.

Descubra 4 motivos para realizar um curso de idioma por intercâmbio

O dado do estudo mostra que uma experiência em outro país é a opção ideal para quem deseja expandir os horizontes e se reinventar no campo pessoal ou profissional.

Abaixo, listamos 4 motivos que são vistos como determinantes por quem opta por estudar fora do país e fazer cursos de idiomas em lugares como Estados Unidos, por exemplo.

1 – Experiência Pessoal

Um estudo feito pela Rice University junto com a Universidade de Columbia e a Universidade da Carolina do Norte mostra que a experiência de se viver no exterior aumenta o conceito de autoclareza.

Ou seja, é uma forma de aumentar a satisfação pessoal e diminuir o estresse.

Ela também melhora o desempenho no trabalho.

O intercambista ganha uma bagagem cultural muito grande e volta da viagem com uma nova maneira de enxergar o mundo, maior capacidade de resolver problemas e de adaptar a diferentes cenários, concordam os especialistas.

2 – Imersão no Novo Idioma

Estar em um país diferente e conviver com pessoas que falam outra língua ajuda você a se desenvolver.

Você vai precisar se virar, pedir comida, arrumar um quarto no hotel em algum momento, buscar informações…

 Tudo isso faz parte da vivência de um outro país. É fundamental para fluência na língua escolhida e absorção do vocabulário.

A maior parte das pessoas que buscam o intercâmbio ainda foca no aprendizado ou aprimoramento de um segundo idioma.

Existe ainda a chance de combinar o curso com uma atividade que você goste, como degustar vinhos ou aulas de fotografia.

3 – Up no Currículo

Fazer um intercâmbio é uma maneira de investir na carreira, visto que você sai na frente dos concorrentes e ainda por cima cresce como pessoa.

Esse investimento é uma tendência entre os viajantes – segundo pesquisa da Belta, 39,9% das pessoas viajaram para melhorar o currículo.

4 – Networking

Conhecer gente, abrir novos caminhos e aumentar a sua rede de contatos.

Tudo isso ajuda você na busca por um emprego, na hora de mudar de vida ou simplesmente se você deseja ter mais possibilidades na sua vida.

O intercâmbio vai permitir você se relacionar com pessoas da sua faixa etária que já estão no mercado ou que são empreendedoras, vai permitir que você troque experiências.

E crie uma rede de relacionamento de qualidade com gente qualificada e que pode render frutos no futuro.