4 dicas para saber o momento de pedir um aumento de salário

Muita gente tem medo e dúvidas sobre pedir o aumento de salário nas empresas. Mas, de maneira geral, isso não tem mal algum quando o trabalhador cumpre o seu papel e se vê no direito de fazer esse pedido.

Agora, nada garante que a empresa dará o aumento. Por isso, existem algumas boas dicas para te ajudar a criar coragem, inclusive, isso pode te ajudar até mesmo a ter mais chance de ter o pedido aceito. Descubra os motivos.

1 – Por que pedir o aumento?

A primeira dica é sobre por que pedir o aumento de salário. Aliás, você não pode fazer isso simplesmente porque vai ter um filho ou porque está há 20 anos na empresa.

O ideal é que seja peça fundamental para a empresa e esteja alinhado com o crescimento dela. Se a empresa está crescendo, cresce a sua importância também. Aí, o aumento de salário é um estímulo para você e para a sua produtividade.

Tenha em mente esses bons motivos para pedir o aumento. E que não seja algo que não tenha relação direta com a empresa, como o nascimento de filhos ou mesmo o fato de a esposa ter saído do trabalho, por exemplo.

2 – Como sabe a sua importância?

Só existe um jeito de saber a sua importância na empresa. E isso se chama autoavaliação. Antes de tudo, antes mesmo de pedir o aumento de salário, considere fazer essa reflexão.

E isso é feito com perguntas. Se pergunte sobre o seu papel na empresa, sobre a sua atuação, sobre os seus resultados. Será que você faz diferença na empresa ou será que quando sair de lá ninguém vai se lembrar de você?

Liste também os seus pontos fortes, que agreguem valor à essa empresa. Isso está além da parte técnica e do seu conhecimento, mas também no trabalho em equipe, responsabilidade com horários e outras coisas.

3 – O pedido de aumento de salário

Outro ponto importante é entender que o pedido de um aumento de salário não é algo ruim ou que vai manchar a sua imagem. Isso, claro, se você tem importância na empresa e é uma peça chave para os resultados.

Por isso que desempenhar muito bem o seu papel é importante. Então, ainda que o seu pedido não seja bem visto ou aceito, você estará no seu mérito se estiver fazendo muito bem o seu trabalho. Muitas vezes, é preciso fazer mais do que o seu trabalho.

Tem muita gente que tem medo de pedir aumento por conta de isso sujar a imagem ou pelo fato de ficar mal falado. Mas, considere que isso não vai acontecer se você estiver em uma empresa séria e se você for um bom funcionário.

4 – Como fazer o pedido de aumento?

Por último, só resta saber como fazer o pedido de aumento de salário. E isso não é tão complicado assim. Se você fez a reflexão sobre as suas qualidades e o seu trabalho, agora é só marcar a reunião ou a conversa com o seu chefe ou gerente ou diretor ou com o dono da empresa.

Exponha os motivos que tem para ter o aumento e saiba conversar de forma natural. Lembre-se que mesmo que o pedido não tenha resultado imediato, esse comunicado vai ser bom para mostrar o seu interesse em crescer ainda mais na empresa.