Ideias de Negócios para Investir – conheça o mercado das animações

Chamado por muitos especialistas como um “mercado encantando”, o mercado das animações é uma opção de escolha para quem quer investir dinheiro em alguma área rentável nos próximos anos. Inclusive, há ótimos motivos para acreditar nisso.

Por exemplo, o fato de que as animações não são mais coisas apenas de crianças. Ao contrário, elas estão na mira de grandes empresas que procuram meios de se comunicar com o seu público de forma diferente, lúdica, sincera e objetiva.

Basicamente, o que podemos dizer nesse início de texto é que o mercado de animações está em alta, crescendo cada vez mais. Sem dúvidas, terá destaque também nos próximos anos. Afinal, R$ 4 bilhões é o tamanho das produções audiovisuais no país, conforme o BNDES.

Para quem duvida da informação, considere que os dados são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sendo que foram atualizados em 2018.

O valor levou em conta os mercados de animações de modo geral. Portanto, não só em TV, como também o cinema, a plataforma de streaming e até mesmo o uso corporativo ou em publicidade.

ANÚNCIO

Os novos perfis de clientes

A realidade brasileira mudou. Hoje em dia, a gente pode ver diversos filmes nacionais ganhando destaque no mundo todo. Assim como algumas séries de TV, que tem se tornado cada vez mais populares por aqui.

Dessa forma, o mercado brasileiro está indo bem, apesar de não viver o seu melhor momento. Inclusive, tivemos homenagens em 2018 no festival de Annecy devido aos 100 anos de animação brasileira.

Mas, o que queremos dizer com isso? Que o perfil do cliente que assiste às animações e contrata os serviços para a produção de animações mudou bastante. Hoje em dia, está bem mais variado. Aliás, ele muda sempre e aí também é preciso mudar o projeto.

Aliás, se você ainda não notou, a animação é um formato bastante amplo que abrange diferentes áreas e intenções de publicidade ou vendas.

A nova forma de se comunicar

Através das animações, é possível comunicar de tudo um pouco e em vários formatos de publicidade. Dessa forma, a maioria dos especialistas concordam em dizer que a animação proporciona o que é chamado de “liberdade criativa”.

Assim, isso permite infinitas maneiras de explorar novas narrativas visuais e de áudio. Essa importância de usar a criatividade é um dos principais desafios do mercado das animações atual. Isso porque a imaginação será o seu único limite ao criar um produto como esse.

Conheça tudo sobre o Workana – plataforma para freelancers digitais

O resultado é que as animações bem construídas e de qualidade demandam uma boa equipe técnica e criativa. Sendo que quanto mais experiente melhor será. E ainda é preciso incluir nessa soma toda o orçamento e o tempo para execução do projeto.

Portanto, saiba que dá para entrar no mercado das animações. No entanto, isso pode exigir mais do que você estava pensando. Com a evolução da tecnologia, isso ficou ainda mais divertido, já que as possibilidades aumentam ainda mais.

Exemplo: animações na área da saúde

Por se tratar de uma forma de comunicar moderna e que trata de assuntos complexos de maneira mais acessível, a área da saúde foi uma das primeiras a apostar nesse mercado.

Assim, dá para encontrar muitas animações para se comunicar com o público-alvo dentro dessa área. O diretor de audiovisual da Uzumaki Comunicação, Newman Costa, falou sobre isso recentemente para uma revista impressa.

“Utilizando a caricatura como ferramenta, é possível comunicar de forma objetiva, esclarecedora e envolvente, atraindo o interesse de diferentes faixas etárias, da infância à maturidade”, justifica o executivo.

Porém, como toda área é preciso muito cuidado para não passar uma informação de forma errado ou com um duplo sentido. A “saúde” exige esse cuidado o tempo todo.

Saiba quais são as etapas para produzir uma animação

Ideias de Negócios para Investir - conheça o mercado das animações
Man Holding the Clapper Board ready to take a shot

Se você chegou até aqui é bem provável que esteja curioso para saber como é feita a produção de uma animação. Correto? Então, pode ficar tranquilo porque vamos falar disso agora mesmo. Separamos todas as etapas em tópicos. Está bem fácil de entender. Confira.

1 – PRÉ-PRODUÇÃO

Na pré-produção são várias etapas. A primeira é a do argumento, que conta a história e os principais elementos. Depois, o roteiro, que é um texto com argumentos e detalhes. Também se inclui aqui os diálogos, elementos visuais e sonoros.

Tem ainda o storyboard, que é um roteiro e cenas de enquadramento. A Bíblia, que nada mais é do que a arte final do desenho junto ao roteiro. A Animatic é um protótipo do filme ou da série, que inclui o tempo das cenas e animações.

2 – PRODUÇÃO

Já a produção é bem mais simples de ser entendida. Primeiro, temos a realização dos elementos das cenas que formam os episódios. Depois, o envolvimento do desenho com a pintura e renderização das imagens. Por fim, o 3D, que envolve tudo, até layout e efeitos visuais.

3 – PÓS-PRODUÇÃO

A última etapa para entender tudo sobre como produzir conteúdo para o mercado das animações é a pós-produção. Aí vai vir a composição que junta todos os elementos das cenas, a inclusão dos efeitos sonoros e a correção dos traços e das cores.

ANÚNCIO