Descubra quanto ganha o instalador fotovoltaico no Brasil

Todo o setor de energia renovável está em crescendo no mundo. O motivo é ele envolve fatores importantes para a sociedade – desde os sustentáveis até os sociais.

Quando o assunto é geração de emprego, por exemplo, o setor é ainda mais importante. E uma das profissões que estão em destaque na área é o de instalador fotovoltaico.

Descubra quanto ganha o instalador fotovoltaico no Brasil

O nome é bonito, mas, na prática, esse profissional é o que instala painéis solares em casas, condomínios, lojas e outros estabelecimentos.

Abaixo, você conhece um pouco mais do mercado, do profissional e ainda fica sabendo qual é a média salarial desse profissional aqui no Brasil.

O mercado de energia renovável

O mercado de energia renovável é um dos que mais crescem no mundo. Em 2018, por exemplo, foi líder na geração de empregos mundialmente falando.

Atualmente, são mais de 10 mil sistemas fotovoltaicos instalados no país, o que mostra a importância da energia solar dentro desse setor.

Aí, em se tratando da energia fotovoltaica ou energia solar, uma das profissões mais buscadas nos últimos anos é a de instalador fotovoltaico.

Ele pode atuar em casas, residências, condomínios, áreas comerciais e industriais. E, a cada nova instalação, ao menos 2 profissionais são necessários, formando assim uma equipe.

Qual é a função do instalador fotovoltaico

Obviamente, a função dele é instalar o projeto do sistema de energia solar. Assim, ele fica responsável pela montagem estrutural e também pelo transporte das peças e equipamentos.

Atualmente, ele precisa respeitar todas as normas da NR 10 e NR 35, por isso, cursos técnicos se tornam essenciais e obrigatórios para quem quer atuar na área.

Um bom exemplo para entender o trabalho desse profissional é pensar que ele tem que nivelar e fixar no telhado toda a estrutura do sistema. Aí, depois, alinhar as placas solares.

Para o trabalho, ele utiliza equipamentos como os kits de ferramentas, os instaladores, os EPIs e outros acessórios que mantém o serviço seguro.

A formação do instalador fotovoltaico

Como foi dito acima, ter uma formação técnica é imprescindível para esse profissional.

Então, considere que atualmente existem muitos cursos técnicos voltados para o instalador de sistemas solares. Inclusive, há um grande leque de escolas técnicas e empresas que prestam esse serviço educacional.

E os cursos são de teoria e prática.

Aí, na hora de escolher o melhor curso, o interessado deve optar por aquele que mais lhe agrada, seja do ponto de vista financeira ou do ponto de vista profissional. Isso porque cada um pode ter um valor e uma forma de treinar as pessoas.

Quanto ganha um instalador fotovoltaico

Conforme informações do BlueSol, que é uma empresa que atua na instalação de painéis solares, o profissional que instala o sistema recebe uma renda que varia entre R$ 1 mil e R$ 3 mil.

isso vai variar e depender de alguns fatores importantes, como o grau de formação e a região onde ele mora. Além disso, quanto mais qualificado ele for e mais experiente, maiores as chances de receber abonos e bônus.