Quem pode se inscrever e onde fazer a inscrição do Enem?

O Enem é um sonho para quem deseja ingressar em uma universidade. Só que para a concretização dele é preciso empenho e horas de estudos para conseguir alcançar essa tão almejada vontade.

O Enem pode ser a porta de entrada para que você consiga ir além do esperado e estudar em uma faculdade pública, tornando-se capacitado para o mercado de trabalho.

Quem pode se inscrever e onde fazer a inscrição do Enem?

Confira algumas dicas para ir bem no Enem e saiba como se inscrever!

O que é o Enem?

A sigla ENEM significa Exame Nacional do Ensino Médio e ele foi desenvolvido com o propósito de avaliar os alunos do ensino médio, seja de escola pública ou particular.

Com o novo modelo seria possível também selecionar estudantes de todo o país para programas do Governo Federal, como o Sisu, Prouni e Fies.

São oportunidades de estudos para os jovens que sempre sonharam em entrar em uma universidade, pois com esses programas o governo colaborou para que o sonho de muitos alunos se tornasse realidade.

No último ano ocorreu outra mudança, porém agora foi no formato de aplicação, ao invés das provas serem aplicadas no sábado e domingo do mesmo final de semana, passou para 2 domingos consecutivos.

Por que fazer o Enem?

Ao fazer o Enem e conseguir uma pontuação boa é possível utilizar a nota para tentar uma vaga em universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada, como já citamos o SISU.

Também é possível concorrer a bolsas de estudos pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), ou então é válido também para entrar em faculdades particulares sem precisar fazer o vestibular.

Dicas para ir bem no Enem

Na época em que as provas estão chegando é normal sentir aquele nervosismo e friozinho na barriga. Mas, isso não pode deixar atrapalhar um bom desempenho na prova.

Portanto, sugerimos algumas dicas aqui para tranquilizá-los: durma bem na noite anterior a prova, estar devidamente descansado é essencial para um bom desempenho.

Além disso, inicie pelas questões que julgar mais fáceis, você pode ganhar tempo com isso e sobrar um tempo a mais para aquelas mais complexas.

Outra coisa é sobre alimente-se bem durante os estudos e também durante a prova, isso vai ajudá-lo a raciocinar e pensar melhor.

Refazer as provas do Enem dos anos anteriores já é uma boa dica de como serão as questões atuais; reserve um tempo também para praticar escritas com temas atuais, pois parte da nota é composta pela redação.

Quem pode se inscrever e onde fazer a inscrição?

O Enem é feito principalmente por pessoas que tem o sonho de entrar em uma universidade pública, porém é possível fazer também para treinar e avaliar o próprio desempenho, sem a intenção de entrar em uma faculdade.

Alguns diferenciais são oferecidos para a pessoas que tem a necessidade, como: provas em braile, intérprete, auxílio para leitura, entre outros recursos para que todos tenham total acesso e chances de realizar as provas.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site e é preciso ficar atento porque existe um prazo para serem efetuadas.

Para o ano de 2019, a data disponível é do dia 06 de maio ao dia 17 de maio.

No site oficial consta todo o cronograma do que acontecerá durante o ano, data de inscrição, data e horário de encerramento, divulgação dos locais de prova, divulgação do resultados, entre outras informações.