Entenda a importância de uma estratégia de e-mail marketing

É provável que o e-mail marketing tenha sido uma das primeiras ferramentas do marketing digital. Isso quando ele ainda era pouco falado e conhecido. Mas, hoje a importância de uma estratégia de e-mail marketing é algo visto como imprescindível para qualquer empresa.

A medida que inovações, novas plataformas digitais e soluções tecnológicas passaram a oferecer diferentes métricas surgiram uma grande leva de profissionais se perguntam se essa ferramenta ainda é viável. No entanto, a resposta é que sim, ela é totalmente viável.

E isso vale mesmo em uma época onde o Instagram reina como mídia social de interesse não apenas de digitais influencers, mas de grandes marcas. O e-mail marketing é uma ferramenta antiga e muito útil que se somada à essas novas alternativas.

Ainda está em alta usar o e-mail marketing?

Você já sabe que o e-mail marketing não morreu e que ele ainda é bastante útil. Mas, será que vale a pena para o seu negócio? Para responder a essa pergunta, a gente vai precisar primeiro levar em consideração o princípio básico desse novo marketing que surgiu.

Antes de tudo, saiba que ele considera o indivíduo antes da massa. Como assim? É bem simples entender isso. Antes, a gente tinha os outdoors que tinham mensagens para um grande grupo de pessoas. Hoje, temos como criar campanhas focadas em grupos bem menores. Esse é o novo marketing.

ANÚNCIO

Por isso, um disparo único com mais de 5 mil e-mails cadastrados com certeza terá retorno quase zero se você não souber focar em alguém, no indivíduo, no seu público. Se a intenção é utilizar a ferramenta de forma mais eficaz, é preciso pensar nisso antes de qualquer coisa.

Sim, o e-mail marketing ainda é vantajoso!

Desse modo, se você estiver disparando o seu conteúdo para mailings personalizados (para um e-mail do seu individuo) é possível sim que o e-mail marketing ainda seja vantajoso para o seu negócio. Então, a próxima pergunta é: como usar essa ferramenta para ser positiva?

Manter a atratividade e conseguir alcançar o target depende muito da estratégia utilizada por você, quando for fazer os eu disparo. O título do e-mail, a criação de um conteúdo correto para o público certo e evitar formatos que se assemelham aos spams é um ótimo começo.

Afinal, tudo isso pode ajudar a melhorar o desempenho e o retorno ao utilizar essa ferramenta. Fora isso, a gente deve começar a falar da importância de uma estratégia de e-mail marketing. Até mesmo porque ele pode agregar muito valor para você.

Vendo os resultados…

Agora, outro ponto que precisamos estudar é o chamado consumidor 4.0. Ele representa uma tomada de decisões que demandam cuidados. Por exemplo, muito cliques, ligações telefônicas e e-mail difícil de carregar são coisas que podem minar a efetividade da sua estratégia.

Por outro lado, estar ligado nas tendências digitais da internet pode ser uma ótima saída. E o marketing digital está incluído nessa. Por exemplo, você deveria conhecer o poder de influência dos vídeos, que com grande facilidade tornam-se virais.

A partir disso, uma boa estratégia de marketing deve passar por vídeos. E sim, dá para ter vídeos dentro das mensagens de e-mail também. Aliás, explorá-los pode ser uma excelente solução para você. Por isso, estude essa opção.

Você vai ver que o vídeo marketing pode aumentar a taxa de cliques entre 200% e 300%. Esse é um dado colhido pela consultoria Forrester. O que resulta na nossa observação sobre o fato de que essa é uma ferramenta valiosa para diversas estratégias.

Você também pode gostar de ler isso: Descubra o que é growth hacking e com isso pode alavancar as suas vendas

O e-mail marketing é uma parte

Para terminar esse conteúdo que fala sobre a importância de uma estratégia de e-mail marketing, você tem que considerar que ele é apenas uma parte do todo. Portanto, trata-se de uma ferramenta que agrega muito valor à sua campanha.

Desse modo, não é apenas o envio de um e-mail que vai dizer se você terá sucesso com o lançamento do seu produto ou com a venda da sua mercadoria. De todo modo, ele pode alavancar isso de uma forma incrível.

Para se ter uma ideia, antes não era medir o alcance ou os resultados levando em conta apenas as métricas apresentadas pelo envio do e-mail. Com isso em mente, saiba que hoje você já pode ter o que é chamada de taxa de retorno daqueles que foram enviados.

Como medir o sucesso do seu disparo de e-mail marketing?

importância de uma estratégia de e-mail marketing

Para essa última pergunta do conteúdo, saiba que é fundamental conhecer as métricas disponíveis para ajudar a validar os resultados da sua campanha.

Por exemplo, temos o que é chamado de taxa de abertura, de cliques, de reatividade e de cancelamento. Mas, esses são só alguns dos pontos que devem ser levados em consideração na hora de estudar o que deu certo e o que deu errado no seu e-mail.

Outra solução que pode ajudar tanto a otimizar resultados como avaliar o engajamento é usar aplicativos focados. Com eles é possível conhecer nos mínimos detalhes, até mesmo qual parte do e-mail gerou mais cliques ou teve mais cliques ou teve mais tempo de leitura.

Jamais se esqueça de que a tecnologia está mais uma vez a nosso favor. Utilizamos uma delas, que é o e-mail marketing e podemos avaliar com outra, que são esses aplicativos que medem a performance do seu envio.

No fim das contas, o e-mail marketing não só está vivo como também é uma tendência que só nos traz benefícios.

ANÚNCIO